Itatiaia transfere paciente com suspeita de febre amarela para o Hospital Estadual Alberto Torres

0

ITATIAIA

A Secretaria de Saúde de Itatiaia confirmou nesta quarta-feira, dia 18, que o paciente internado no Hospital Municipal Dr. Manoel Martins de Barros, no Jardim Itatiaia, com suspeita de febre amarela, foi transferido para São Gonçalo. Trata-se de um jovem de 19 anos, morador da localidade Fazendinha, situada na parte alta do bairro Penedo. O paciente deu entrada no hospital municipal na segunda-feira, dia 16, com sintomas de febre e dor abdominal. Ele realizou exames na unidade, que remeteu o material ao Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels, no Rio de Janeiro.

O município de Itatiaia contabiliza dois casos confirmados da doença, ambos com homens na faixa etária acima dos 55 anos, também moradores de localidades no bairro de Penedo. Um deles tem 58 anos e mora no África I, o outro tem 56 anos e mora no Vale do Ermitão. Segundo o governo local, por opção os dois não haviam tomado a vacina contra a febre amarela na rede municipal.

No caso do jovem em suspeita, a prefeitura confirmou sua transferência como procedimento para assegurar a recuperação de seu estado de saúde. Assim como o paciente de 58 anos, ele está internado no Hospital Estadual Alberto Torres, unidade especializada em casos de febre amarela. “O jovem é morador da Fazendinha e o resultado do exame sai em até 10 dias. Na tarde do dia 17, o paciente foi encaminhado para o Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo. A Secretaria Municipal de Saúde de Itatiaia aguarda o resultado dos exames”, informa o governo atualizando a situação dos outros dois pacientes já diagnosticados com a febre amarela. “O primeiro paciente confirmado com febre amarela (senhor de 58 anos) segue internado no Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo. O mesmo passou por um procedimento de traqueostomia e o estado dele ainda é grave. O paciente tem 58 anos e é morador da Africa I. Sobre o segundo caso confirmado (senhor de 56 anos), atualmente o paciente segue internado no Hospital Municipal Dr. Manoel Martins de Barros, em Itatiaia. O estado de saúde dele é estável e o mesmo  está sendo acompanhado por uma equipe de profissionais. É morador do Vale do Ermitão”, explica a Prefeitura de Itatiaia.

Com dois casos confirmados e um terceiro em suspeita, a Secretaria de Saúde mantém a vacinação com dose plena, no atendimento de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h, nas unidades de saúde da rede pública. Os dados atualizados da imunização no município, referente ao dia 10, indicam o total de 24.646 pessoas vacinadas contra a febre amarela, o que corresponde a 94,7% da meta que é 100%. O governo ressalta que manterá também a vacinação itinerante e busca ativa daqueles que ainda não foram vacinados. “A vacinação volante tem sido feita em Penedo informando a população que deve tomar a vacina. Os dois casos que temos foram de pessoas que não tomaram a vacina. As doses seguem nos postos de saúde e também levamos aos locais mais distantes. Estamos indo até as comunidades de difícil acesso e orientando que se imunizem”, comenta  Jorgete Alves da Silva, coordenadora da Vigilância Epidemiologia.

Deixe um Comentário