RIO DE JANEIRO
A Ceasa inaugurou na manhã desta quarta-feira, dia 24, a área de expansão do Pavilhão do Produtor Rural, no Mercado de Irajá, Zona Norte da Capital. Conhecido como ‘Pedra’, o pavilhão contava com 850 pontos de comercialização e comportava cerca de mil produtores da agricultura familiar, todos do estado do Rio de Janeiro. Com a obra, foram criados mais 815 pontos de distribuição, o que aumenta a capacidade para dois mil comerciantes. A melhoria vai gerar dois mil empregos. Todos os produtos comercializados, como frutas, verduras, legumes, hortaliças e especiarias, são produzidos dentro do Estado.
A inauguração contou com a participação dos secretários estaduais da Casa Civil, Bernardo Rossi, e de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Flávio Campos, representando o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro. “Conheço a realidade de Petrópolis, de Friburgo, Paty do Alferes e eu sei a importância de quase dobrar o número de pedras aqui na Ceasa. Aqui está quem vai vender direto o que produz na sua terra. Não depender de atravessador. Aqui está a ponta. Cuidar dessas pessoas é prioridade. São quem faz a comida chegar no prato da população. Tudo o que a gente fizer aqui é pouco. Temos que fazer ainda mais”, afirmou o secretário da Casa Civil, Bernardo Rossi.
“É muito gratificante ver toda essa estrutura pronta e novinha para receber os nossos produtores. O Pavilhão do Produtor Rural tem como principal foco fomentar e promover a comercialização de produtos da agricultura familiar. Juntos, vamos potencializar o trabalho dos produtores fluminenses, aumentando a renda e valorizando cada vez mais o agro”, pontuou o secretário de Agricultura, Dr. Flávio.
Participantes
Outras autoridades estiverem presentes, entre elas, o presidente da Comissão de Agricultura da ALERJ, deputado estadual Val Ceasa; os integrantes da Comissão de Agricultura da Câmara dos Vereadores do Rio, vereadores Jair da Mendes Gomes e Ulisses Marins; a presidente da Ceasa/RJ, Bianca de Carvalho; o presidente da Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros do Estado do Rio, Carlos Magalhães; a gerente geral da União das Associações e Cooperativas de Pequenos Produtores Rurais do Estado do Rio, Margareth Teixeira; e diversos produtores rurais de todo o estado.
Caixotaria
No local, as autoridades também entregaram a nova pavimentação e drenagem da Caixotaria, onde se armazenam e são comercializados os pallets e caixotes para transporte de mercadorias. O valor de investimento das duas obras é de mais de R$ 8,5 milhões.