RESENDE
A Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) realizou nesta terça-feira, dia 23, a solenidade de passagem de comando. O general de Brigada, Marcus Vinicius Gomes Bonifacio é o 46º a comandar a Academia. Devido à chuva, a solenidade de posse aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 23, no Teatro General Lenidas, com a presença dos oficiais, cadetes, militares do Batalhão de Comando e Serviços – “Batalhão Agulhas Negras”, o prefeito Diogo Balieiro Diniz, os vereadores Sandro Ritton, Márcia Lima, Matheus Oliveira e Reginaldo Paulo da Silva, o Reginaldo Engenheiro Passos.
Natural de Miguel Pereira, no Rio de Janeiro, aos 52 anos, o general Vinicius substituiu o também general de Brigada, João Felipe Dias Alves, que dirigia a Academia desde 12 abril de 2022. O general João Felipe será diretor de Educação Superior Militar (DESMil), na cidade do Rio de Janeiro.
As atividades começaram às 9 horas com as Honras de Gala na Avenida do Exército, seguida da inauguração do retrato do General Felipe na galeria dos Comandantes.
O novo comandante, o general Vinicius ingressou no Exército em 1987, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas, no interior de São Paulo, tendo sido declarado Aspirante a Oficial da Arma de Infantaria em 1993. Anteriormente, o general Vinicius comandava a 22ª Brigada de Infantaria de Selva, “Brigada Foz do Amazonas”, em Macapá/AP. Como coronel na Aman, ele comandou o Curso de Infantaria e o Corpo de Cadetes.
“Estou muito feliz de retornar a Aman, por onde estive por duas vezes, no Corpo de Cadetes e no comando do Curso de Infantaria. Em especial em 2024 porque a Aman comemora 80 anos. Dentre muitos projetos inovadores previsto em minha gestão tem o Marechal José Pessoa que é a revitalização da Academia que significa obras de melhorias na Academia e investimentos para Resende”, destacou o novo comandante.