>
728x90 vacina (1)

Resende terá Semana de Conscientização da Epilepsia

Por Cyntia Freitas
bnr am aniv barra mansa 970x150

RESENDE

A Epilepsia, condição neurológica que afeta cerca de 50 milhões de pessoas em todo o mundo, vai passar a ser tema de uma Semana de Conscientização em Resende. A medida foi implantada pela Lei nº199/2023, de autoria do vereador Tiago Forastieri (PP), que também insere o evento no Calendário Oficial da Prefeitura de Resende.

De acordo com a nova lei, a Semana Municipal de Conscientização da Epilepsia será realizada anualmente, na semana de 9 de setembro – Dia Nacional de Conscientização da Epilepsia. A norma determina que a Administração Municipal coordene e promova ações e atividades relacionadas ao tema, podendo ser firmadas, ainda, parcerias com instituições públicas, entidades privadas e da sociedade civil para este fim.

Para o vereador Tiago, a falta de informação sobre a epilepsia é um dos principais motivos do estigma e da discriminação que afetam pessoas com essa condição. “Ao dedicar uma semana inteira a essa troca de conhecimento, estamos criando uma oportunidade valiosa para educar nossa comunidade”, comenta o parlamentar, destacando, ainda, a importância do evento para a divulgação de informações sobre o apoio e tratamento adequados.

Forastieri também é o autor da Lei nº194/2023, que institui o Dia Municipal de Conscientização sobre a Síndrome de Edwards, a ser celebrado em 6 de maio. Também conhecida como síndrome do cromossomo 18, é uma condição genética que afeta um em cada 5 mil nascidos vivos. É causada pela presença de uma cópia extra do cromossomo 18 nas células do corpo, causando uma série de malformações e comprometendo o funcionamento dos órgãos.


A Lei determina a inclusão da data no Calendário Oficial do Município, assim como a promoção de ações pelo governo municipal que visem esclarecer a população sobre o tema.

Tiago destaca a importância desta Lei. “A conscientização em relação à síndrome é fundamental para o diagnóstico precoce e a compreensão dos sintomas. Além disso, é importante falar sobre os tratamentos que podem melhorar a qualidade de vida dos pacientes”, aponta o vereador.

PROIBIÇÃO DE CIGARROS EM PARQUES DE RESENDE

O vereador Tiago Forastieri reiterou o pedido solicitado ao Poder Executivo o cumprimento da Lei Municipal nº 3191/2015, que proíbe o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, nos parques municipais de atividade física. Ele justifica o pedido argumentando que recebeu reclamação de pessoas que utilizam o Parque das Águas, localizado no bairro Jardim Jalisco, para praticarem atividade física, afirmando que em determinados locais, como os quiosques localizados na entrada no Parque, próximo da Avenida Rita Ferreira da Rocha, estão sendo utilizado por pessoas para o consumo de bebidas alcoólicas e cigarros de todos os tipos. “Tal comportamento deve ser proibido, de acordo com a Lei Municipal Nº 3191. Portanto, é necessário que seja feita uma fiscalização intensiva. Os parques públicos municipais são locais para que sejam realizadas atividades físicas e a promoção de saúde, ficando proibidos os comportamentos inadequados”, justifica Forastieri.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos