RIO DAS FLORES
Mudar vidas e inserir jovens no mercado de trabalho. Estes são alguns objetivos do Programa Jovem Aprendiz desenvolvido no município, neste ano, foram 100 jovens formados, destes 42 já estão no mercado de trabalho.
De acordo com o secretário de Políticas Públicas para Juventude e Assuntos Comunitários, Luan Carlos Ferreira Cesar, o jovem entra no projeto com 14 anos e sai com 18, quando é desligado automaticamente. “Os jovens em aulas de noções administrativas, empreendedorismo, cidadania, além de participarem de atividades físicas. São jovens em condições de vulnerabilidade, muitas vezes sem perspectiva de futuro que ao entrar no projeto tem suas vidas transformadas. Muitos já atuam no município, e arredores, em salões ou empresas”, avalia o secretário.
Luan ainda destaca que o programa capacita jovens para o mercado de trabalho e ajuda na formação de caráter como cidadão. “Os alunos tem toda uma equipe multidisciplinar com aulas de noções administrativas, empreendedorismo, cidadania, atividade física, além de suporte psicológico. Temos cursos com parcerias com empresários locais, como estética, trança, manicure, depilação, barbeiro, negociação em vendas, noções administrativas, entre outros, tudo isso, no contraturno escolar.”, explica.
Luan destaca que para participar, o jovem precisa atender requisitos básicos, como ter baixa renda, morar no município e estar estudando. “São jovens em vulnerabilidade social, que já estão com outra cabeça, com desejo de mudança. Ao ver os jovens conquistando seu lugar no mercado de trabalho o sentimento é de dever cumprido, são pessoas que estavam sem perspectiva de futuro e hoje são exemplos. Este governo quer mudar a realidade e tem olhar diferenciado para a juventude”, cita, acrescentando que os jovens fazem diversas capacitações, através de parcerias e plataformas online. “Já fizemos um processo seletivo e no próximo mês, teremos 150 novos alunos., com bolsas de R$ 150, certificado de participação e currículo”, conclui.