BARRA MANSA
Moradores dos bairros cortados pelo Rio Barra Mansa estão apreensivos por conta do transbordamento do afluente, devido às fortes chuvas que caíram na cidade na noite desta quarta-feira, dia 3. No bairro Nova Esperança, as sirenes de alerta de risco de alagamento foram acionadas antes do transbordo do rio que começou a ocorrer por volta de 22h30min. O ponto de apoio para quem corre o risco de ter a casa invadida pela enchente é o Colégio Municipal Clécio Penedo.
Em grupos de WhatsApp, moradores foram informados sobre uma tromba d’água que teria caído na cabeceira do rio, em Pouso Seco, distrito de Rio Claro.
Além do Rio Barra Mansa, a Defesa Civil havia alertado a população sobre o risco de transbordamento do Rio Bananal, o que acabou acontecendo.
O coordenador do órgão, João Vitor, enviou áudio em grupo de WhatsApp falando sobre a forte chuva e os possíveis transtornos. “Recebemos a informação da situação das chuvas em Bananal, em São Paulo, e há a possibilidade, sim, do alagamento do Rio Bananal na área do bairro Colônia Santo Antônio e no distrito de Rialto”, disse o coordenador, informando que uma equipe estava se deslocando para a localidade para prestar apoio à população. João Vitor ainda pediu ajuda na divulgação das informações. “Quem puder avisar aos vizinhos sobre o risco de elevação, nós agradecemos o apoio de vocês”, disse o coordenador pelo aplicativo de mensagem.