SUL FLUMINENSE
Hoje, dia 27, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) fez um alerta aos motoristas da Região Sul Fluminense que pretendem pegar a estrada nos próximos dias para viagens de descanso para a virada do ano, ocasião em que muitos conseguem folga ou até mesmo férias.
A orientação da PRF para os motoristas que irão se deslocar no feriado de réveillon 2024 é que programem o seu itinerário com antecedência, a fim de identificar possíveis locais de apoio, para o caso do surgimento de futuras emergências, como: as unidades operacionais da PRF presentes no seu trajeto; pontos de parada para refeições e/ou paradas com períodos mais longos; postos de combustíveis; etc.
“Deve-se atentar para os horários de maior concentração de veículos nas rodovias e estradas federais no início deste ferido, que, normalmente, são a partir do início da noite de sexta-feira, 29, bem como durante todo o sábado, 30, e parte da manhã de domingo, 31. Já no retorno do feriado de réveillon, esse movimento se concentra prioritariamente no início da noite de segunda-feira (01/01), com reflexos ainda nas primeiras horas da manhã de terça feira (02/0”, destacou em nota a PRF.
A PRF lembra ainda que o condutor deve ficar atento a manutenção preventiva do seu veículo, a fim de evitar qualquer “surpresa” durante a sua viagem. Verificando a vida útil dos pneus do seu veículo; condições de funcionamento de freios em geral; a marcação de temperatura, ideal mostrada no painel durante o seu deslocamento; o funcionamento dos limpadores e lavadores de para-brisas; condições de funcionamento de todo o sistema de iluminação; etc.
“Importante ressaltar que no feriado de Natal, a PRF registrou um número maior de mortes causadas por acidentes de trânsito, em relação ao ano passado, em todo o país. Para que tenhamos um desfecho diferente e positivo neste réveillon, precisamos contar sempre com as boas práticas dos condutores, como: não utilizar o telefone celular; não ultrapassar em locais proibidos pela sinalização; não exceder a velocidade permitida; não consumir bebida alcoólica antes de dirigir”, finalizou a nota.