BARRA MANSA E VOLTA REDONDA
Como forma de incentivar e valorizar profissionais autônomas, as prefeituras de Barra Mansa e Volta Redonda organizaram feiras de artesanatos, com edições especiais para o período natalino, onde consumidores da região podem encontrar uma variedade de opções de presentes.
Em Barra Mansa, além da Feira Criativa, que segue sendo realizada até sábado, dia 23, no Corredor Cultural, a Feira da Preguiça, que a partir de hoje sai da Gare da Estação e vai para a Praça da Matriz, no Centro, até o dia 24, são alternativas para os consumidores.
Em Volta Redonda, a Feira de Artesanato permanece na Praça Brasil, no bairro Vila Santa Cecília, até sábado, dia 23.
De acordo com a gerente de Turismo de Barra Mansa, Bhella Santos, para que as artesãs tenham mais visibilidade, o prefeito Rodrigo Drable determinou que as artesãs da Feira da Preguiça, a partir desta quinta-feira, 21, passem a expor seus produtos na Praça da Matriz, durante todo o mês de dezembro a feira se concentrou na Gare da Estação, onde as artesãs estavam em sistema de revezamento.
“Nós temos cerca de 80 artesãs e umas 12, por dia, estavam se revezando na Gare. Na Matriz, além de mais visibilidade, vamos oferecer a oportunidade para umas 20 poderem comercializar seus produtos nesta época que é tão importante para elas. A Feira da Preguiça não tem nada industrializado e tudo é produzido pelas nossas artesãs. São artigos lindos e que são ótimas opções de presentes. Fica o nosso apelo para que a população valorize essas empreendedoras, uma vez que comprando delas todos ajudam a movimentar e economia da nossa cidade”, destacou Bhella.
Uma das organizadoras da Feira da Preguiça, a artesã Adriana Cristina Rossi, ficou feliz com a oportunidade de expor na Praça da Matriz, nos dias que antecedem ao Natal. De acordo com ela, quem for ao local vai encontrar artigos religiosos, personalizados, panos de prato, bolsas, macramê, produtos em pintura de resina e naturais, bordados, entre outros. “Muitas pessoas conhecem o nosso trabalho, sabem que é de qualidade e que são artigos que vão agradar a quem for presenteado. Estamos otimistas em ir para à Praça da Matriz porque lá vamos ter mais visibilidade. Esses próximos dias são fundamentais e é quando podemos garantir a nossa renda maior, o nosso 13º salário. Nossa expectativa é vender 50% a mais até o dia 24”, ressaltou a artesã.
Na Praça Brasil
Em Volta Redonda, Feira de Artesanato acontece na Praça Brasil até o próximo sábado, os consumidores que quiserem presentear com artigos de artesanato poderão visitar a feira que, diariamente, está funcionando das 17 às 21 horas no bairro Vila Santa Cecília.
O secretário de Cultura, Anderson de Souza, destacou que o espaço, que faz parte do “Natal da Cidadania”, é uma boa opção para adquirir o presente de Natal. “Temos uma variedade de itens artesanais, sejam ligados à cidade, como o Projeto Arigó, ou de lembranças com temas natalinos. Convido a todos a prestigiarem esse importante espaço, que movimenta a economia da nossa cidade”, disse Anderson.
De acordo com ele, o artesanato de Volta Redonda é o segundo maior segmento do município e um dos maiores do Médio Paraíba, gerando uma grande movimentação da economia criativa da cidade e região.
“Durante a pandemia, praticamente parou. Pararam as feiras e a produção. De 2021 até agora reativamos as feiras, estamos trabalhando muito e o segmento se recuperou. É um trabalho árduo para colocar as feiras nas ruas. Criamos um calendário anual com a comissão de artesanato da cidade, as condições para que eles venham participar dos eventos.”, frisou Anderson.