RESENDE
Com o objetivo de incentivar a população a doar sangue, principalmente para o final do ano, o Hemonúcleo de Resende realiza nesta sexta-feira, dia 15, a Campanha “Natal Solidário”. Os doadores de sangue podem comparecer no período das 8 às 13 horas, na unidade do Hemonúcleo, que fica no anexo do Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori, na Avenida Marcílio Dias, 800, no bairro Jardim Jalisco. Vale destacar que não será necessário agendamento prévio, basta o doador chegar à sede da unidade dentro do horário estabelecido.
Segundo a coordenadora do Hemonúcleo de Resende, Maria Fernanda Aguiar, a Campanha “Natal Solidário” visa não só incentivar a doação de sangue como reforçar o estoque da unidade. “O objetivo da campanha é reforçar a importância de manter as doações de sangue durante o período de festas e férias e manter o estoque organizado, sem baixa no nível. Para quem puder comparecer, a unidade atende de segunda a sexta, de 8 às 11 horas”, explica Maria Fernanda.
Na região das Agulhas Negras, o Hemonúcleo de Resende é o responsável pelo abastecimento de diversas unidades como o Hospital de Emergência Henrique Sérgio Grégori, a Nova Santa Casa de Misericórdia (ambos em Resende), o Hospital Municipal São Francisco de Assis (Porto Real), Hospital Dr. Manoel Martins Barros (Itatiaia) e o Hospital São Lucas (Quatis).
DOAÇÃO
Para doar sangue, é necessário comparecer ao Hemonúcleo portando documento oficial com foto. É importante que o voluntário não esteja em jejum, apresente bom estado de saúde, esteja descansado, tenha entre 16 e 69 anos de idade e pese mais de 50 kg. Jovens de 16 e 17 anos, só poderão realizar a doação mediante a autorização de um responsável. No caso de idosos com mais de 60 anos, é necessário que não seja a primeira doação.
Vale destacar que uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas. Assim que a doação é feita, a bolsa de sangue passa por uma etapa de fracionamento que separa o sangue em quatro partes: concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma fresco e crioprecipitado (que é um concentrado de proteínas). Cada uma dessas partes separadas pode ser direcionada para quem está precisando no momento, de acordo com a condição de saúde. Pessoas que estão passando por intervenções médicas de grande complexidade, como transplantes e cirurgias, são as que mais precisam desse cuidado e ajuda.