RESENDE
A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, adquiriu, recentemente, novas geladeiras para o armazenamento de medicamentos da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), localizada no pátio do Centro Administrativo, no bairro Jardim Jalisco. Ao todo foram adquiridos cinco refrigeradores, sendo três novas geladeiras serão destinadas para a CAF e outras duas serão para o Polo de Alto Custo.
Os equipamentos possuem rede Wi-Fi para facilitar que os técnicos da administração municipal realizem o monitoramento de falhas e também o controle de temperatura. Além disso, o sistema dos refrigeradores permite a estabilização da temperatura, suportando até quedas de energia.
O secretário de Saúde do município, Jayme Neto, disse que este é mais um importante investimento para a saúde pública de Resende que irá proporcionar mais qualidade ao atendimento. “O armazenamento dos medicamentos nestas novas geladeiras do Central de Abastecimento Farmacêutico atenderá tanto a população como as unidades de saúde do município. Vale ressaltar que ao todo este investimento passa de R$ 80 mil. Lembrando também que em abril deste ano, a nova CAF e o depósito de soluções injetáveis tiveram suas obras entregues, atendendo às exigências da Vigilância Sanitária”, disse Jayme.
De acordo com o secretário, em 2021, durante a pandemia da Covid-19, a Prefeitura de Resende adquiriu 32 câmaras frias para conservação de materiais que precisam de condições especiais, como as vacinas, inclusive as de Covid-19. Os equipamentos foram destinados para o Centro Municipal de Imunização (Posto do Estado) e demais postos de saúde espalhados pelo município. “Antes da aquisição, os postos de saúde tinham apenas geladeiras próprias para o armazenamento. Desde 2021, as novas câmaras possibilitam mais segurança, melhor controle de temperatura e a possibilidade de funcionamento por um período sem energia elétrica”, informou Jayme.