ITATIAIA
Por meio da Campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de Itatiaia, promoveu nesta quinta-feira, dia 30, uma palestra sobre a importância de se conscientizar a sociedade sobre os tipos de violência que as mulheres enfrentam em seu cotidiano, os canais de suporte e as legislações que tratam do tema. O evento aconteceu no período da manhã, no Plenário da Câmara Municipal, no Centro da cidade.
O prefeito Irineu Nogueira, o juiz titular da 1ª Vara Cível de Resende, Marvin Ramos Rodrigues Moreira, vereadores, além de secretários municipais, do comandante da Guarda Civil Municipal, Marino Rodrigues dos Santos, e da diretora presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Itatiaia (Iprevi), Alessandra Arantes participaram do encontro.
A secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Luciana Pimentel Cavallari, lembrou que a Campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” é um evento internacional de combate à violência contra as mulheres e meninas. “O objetivo é buscar uma mobilização global da sociedade civil em torno desse propósito. Em Itatiaia a mobilização dura 16 dias, começando em 25 de novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, e se encerra em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos”, explicou a secretária
Durante a palestra, Luciana destacou ser fundamental abordar a questão do enfrentamento à violência contra a mulher em todos os espaços e levar informações para a população sobre os serviços de acolhimento para as que vivenciam, de alguma forma, este problema. Ela exibiu vídeos enfocando o tema e enfatizou como funciona o ciclo da violência, que pode ser física, moral, patrimonial, sexual, virtual e psicológica.
A equipe da Secretaria expôs em um varal frases que ouviram durante os atendimentos realizados e que retratam situações abusivas. “A sociedade precisa ter consciência sobretudo que a violência contra a mulher é crime. As pessoas precisam se conscientizar sobre as formas de violência e saber que há alternativas. O acolhimento, a informação e as políticas públicas podem transformar esse contexto que, infelizmente, ainda acontece em toda a sociedade”, opina.
PATRULHA DA GUARDA MUNICIPAL
Irineu Nogueira encerrou o evento e informou que a partir da primeira semana de dezembro Itatiaia vai implantar uma Patrulha da Guarda Municipal específica para atender casos de violência doméstica. Quatro agentes vão se revezar neste trabalho. “A Polícia Militar tem sua Patrulha Maria da Penha, que faz um importante trabalho. Mas sabemos que ela tem de atender as quatro cidades da região das Agulhas Negras. Ao implantar nossa Patrulha, com uma equipe da Guarda Civil Municipal, demonstramos claramente nosso comprometimento em enfrentar a questão da violência contra as mulheres”, explicou o prefeito.