RESENDE
Equipes da Defesa Civil de Resende e da Secretaria de Obras e Serviços Públicos do município realizam na segunda-feira, dia 13, a limpeza de alguns bairros da cidade. No início da noite de domingo, dia 12, a chuva acompanhada de fortes rajadas de ventos que atingiram 82,8 km/h causou destelhamento de cinco casas, quedas de árvores e ainda causou a interrupção de energia elétrica.
De acordo com a Defesa Civil do município, a chuva teve início por volta das 18h15min quando ocorreu o destelhamento de cinco casas destelhadas, três casas na Rua Trinta e Um de Março, no Morro do Batista e duas no Surubi Novo. “Realizamos a avaliação de todos os imóveis. No Morro do Batista, uma pessoa ficou desalojada e foi para a casa de parentes. Fornecemos lonas para as famílias. Já no Novo Surubi, os próprios moradores realizaram o conserto dos imóveis”, informou o diretor da Defesa Civil, Flávio Germano da Silva.
Durante o vendaval, foram registradas quedas de árvores na Rua Coronel Rocha Santos, próximo a uma universidade, na Vila Adelaide; na Rua Dona Filó, no bairro Fazenda da Barra II, próximo a um ponto de ônibus; Rua Antônio Duarte, no bairro Jardim Brasília II e quedas de galhos na Avenida Kennedy, em frente ao Parque Zumbi. Nestes locais as ruas ficaram interditadas, mas foram liberadas após a retiradas as árvores.
O vendaval ainda provocou o rompimento de cabos de energia elétrica na Rua Luís de Camões, no bairro Alambari e na Rua José Pedroso da Silva, no bairro Vila Nossa Senhora de Fátima.
Segundo a Defesa Civil, as áreas foram isoladas até a chegada da Enel, concessionária de energia elétrica, para fazer o reparo. O fornecimento de energia elétrica ficou afetado nos bairros Jardim Brasília I e II, Alambari e Fazenda da Barra II.
“Recebemos vários acionamentos através do telefone de emergência da Defesa Civil – 199, sobre a quedas de árvores e destelhamento de residências. A previsão do boletim climático era chuva de 4mm e velocidade de vento de 14km/h. Tivemos chuva de 5,4 mm. As ocorrências atendidas foram devidas a velocidade do vento que atingiu 82,8km/h principalmente na parte alta de Resende”, explicou Flávio Germano.
O diretor ainda contou que a Defesa Civil está realizando hoje o serviço de limpeza nas ruas. “Assim que começamos a receber as ocorrências a estratégia foi atender as famílias atingidas, desobstruir as ruas e hoje estamos realizando a limpeza”, complementou.