QUATIS
A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), responsáveis pelo Programa Limpa Rio realiza o desassoreamento, manutenção e limpeza de canais, leitos e margens de rios no estado do Rio de Janeiro, começou os trabalhos no município. Nesta etapa, as equipes do Programa vão realizar os serviços no Ribeirão dos Quatis e afluentes que cortam os bairros: Água Espraiada, Boa Vista, Alto Paraíso, Centro, Pilotos, Mirandópolis e Barrinha.
O prefeito Aluísio d’Elias e a secretária de Sustentablidade e Ambiente do município, Caroline Teixeira, acompanham os serviços. De acordo com o prefeito, o SEAS e o Inea atenderam um pedido da Prefeitura de Quatis.
O Programa Limpa Rio tem como objetivo realizar manutenções e limpezas dos leitos e margens de corpos hídricos, trabalhando na retirada de sedimentos e poluentes, a fim de descartá-los em seu local correto de destino. A ação também permite uma diminuição nos impactos negativos causados por períodos de fortes chuvas e ainda estimula a preservação do meio ambiente. “Agradeço ao nosso governador Cláudio Castro e o vice-governador e secretário do Estado de Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha pela disponibilidade no atendimento dos municípios do interior.
A secretária Caroline, disse que o primeiro serviço do Programa Limpa Rio foi iniciado próximo aos bairros Nossa Senhora do Rosário e Alto Paraíso. “O Programa também vai atender o Ribeirão dos Quatis e outros afluentes que cortam várias comunidades, como Água Espalhada, Alto Paraíso, Boa Vista, Centro, Mirandópolis, Pilotos e Barrinha”, disse a secretária. Ela ainda explicou que o município solicitou os serviços do Programa Limpa Rio. “Através do Programa, a máquina vai acertar os nossos córregos e fazer a limpeza. É o desassoreamento que a gente fala. Através do desassoreamento a água consegue fluir e no período de chuvas a gente não tem inundação e não afeta as nossas residências próximo aos corpos hídricos”, explicou Caroline.
“É um trabalho de preventivo junto ao Governo do Estado para que a gente possa liberar os rios e não aconteça as inundações que surgem todo o verão”, destacou o prefeito.