RESENDE
O município pode ganhar uma nova ferramenta de combate à violência contra a mulher. A vereadora Soraia Balieiro (PSD) propôs à Prefeitura de Resende, por meio da indicação nº6.945/2023, a criação da Ouvidoria da Mulher, com uma equipe composta exclusivamente por mulheres. A proposta da parlamentar foi aprovada por unanimidade e encaminhada para apreciação do vereador Diogo Balieiro Diniz.
O objetivo da indicação, segundo Soraia, é reduzir os ciclos de violência. “Queremos oferecer um canal em que as vítimas de violência sejam atendidas apenas por mulheres com capacitação em escuta humanizada e empática. A ideia é oferecer o melhor ambiente possível para prestar auxílio a esse público”, aponta a parlamentar.
Em paralelo, a vereadora solicitou ao Poder Executivo a criação do Núcleo de Atendimento aos Familiares das Vítimas do Feminicídio. A proposta foi feita por meio da indicação nº6.967/2023 e, de acordo com Soraia, visa prestar apoio multidisciplinar a essas famílias, em especial, a crianças e adolescentes. “Trata-se de um serviço de acolhimento que inclui atividades psicossociais e psicopedagógicas, além de incentivo às artes e à prática de esportes. O atendimento, que pode ser presencial ou virtual, é feito por psicólogos, assistentes sociais, fisiatras, nutricionistas, pedagogos e fisioterapeutas”, explica a vereadora.
Vale destacar que, em 2021, o governo do Estado do Rio de Janeiro criou o Núcleo de Atendimento aos Familiares das Vítimas do Feminicídio, cuja sede fica na capital fluminense.