RIO DE JANEIRO
A Operação Maré, realizada nesta segunda-feira, dia 9, nas comunidades do Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro, pelas forças de segurança do Governo do Rio de Janeiro, apreendeu o que seriam amostras de fentanil.
A embalagem em que estaria a droga, que é um anestésico 50 vezes mais viciante que a heroína e cem vezes mais forte do que a morfina, foi apreendida em uma casa na Nova Holanda.
O Governo do Estado informou que todo o material apreendido foi levado para a Cidade da Polícia e passará por perícia para ter sua veracidade e quantidades apuradas. Caso seja confirmada, essa será a primeira apreensão de fentanil no Estado do Rio, da droga que virou epidemia nos Estados Unidos e mata quase 300 pessoas por dia.
O opioide sintético já havia aparecido no Brasil em uma apreensão ocorrida em março deste ano no Espírito Santo, realizada pela Polícia Civil. Na ocasião, os agentes informaram que a droga foi produzida em Minas Gerais.
Além das drogas, nove prisões, sendo três em flagrante por receptação e as outras seis por conta dos mandados de prisões expedidos pela Justiça, foram efetuadas pelos agentes. Também na ação foram apreendidos 17 veículos, um fuzil, além de carregadores, artefatos explosivos, radiocomunicadores e mais de 29 toneladas de barricadas foram retiradas das ruas.