Itatiaia confirma o primeiro caso de febre amarela, paciente foi transferido para o Rio de Janeiro

0

ITATIAIA

A Secretaria de Saúde de Itatiaia confirmou nesta quarta-feira, dia 4, que o paciente de 58 anos, morador de Penedo, que estava internado no Hospital Dr. Manoel Martins de Barro e que fora transferido na segunda-feira, dia 2, para o Hospital Estadual Alberto Torres, no Rio – e não Albert Schweitzer como divulgado anteriormente pelo governo de Itatiaia – foi diagnosticado positivo para a febre amarela. Por opção pessoal, ele não tomou vacina durante a campanha que vem sendo realizada em todo o município desde fevereiro de 2017.

Segundo o governo municipal, o paciente foi internado no último dia 29 de março, no Hospital Municipal Manoel Martins de Barros, no Jardim Itatiaia, apresentando sintomas como  febre alta e dores abdominais. No local foram realizados exames posteriormente encaminhados para o Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels, no Rio de Janeiro.

Na tarde de segunda-feira, dia 2, o paciente foi encaminhado para o Hospital Alberto Torres, que é referência no tratamento da febre amarela, no Rio, onde permanece sob o acompanhamento de uma equipe de profissionais.

A coordenadora de Imunização, Andrea Millen, frisa que a melhor maneira de evitar o contágio da febre amarela, transmitida pela picada de mosquitos, é a vacinação. “Reforçamos a todos a importância da imunização Quem ainda não se vacinou é importante que procure a unidade de referência de seu bairro o quanto antes”, disse.

O paciente de 58 anos foi internado inicialmente no Hospital Dr. Manoel Martins de Barros

Em toda a rede o serviço de imunização deixou de ser agendado, agilizando o atendimento aos moradores. Os dados mais recentes de Itatiaia sobre a febre amarela revelam que a vacinação superou 23 mil de um universo de 26 mil pessoas a serem imunizadas. No bairro do Penedo, local onde reside o paciente infectado, a Prefeitura de Itatiaia lembra que já foram vacinados mais de 5 mil moradores, de uma perspectiva total de abranger 6 mil pessoas.

Esse foi o primeiro caso da doença em humanos, pois em março o município já registrara um caso de epizootia. Um macaco infectado foi encontrado morto no Parque Nacional do Itatiaia. Quem já foi imunizado não precisa receber a dose novamente, pois a dose aplicada é suficiente para toda a vida do indivíduo. Para receber a dose da vacina é necessária a apresentação de um documento de identificação com foto e comprovante de residência.

Desde fevereiro de 2017 foi delimitada uma área na divisa de Itatiaia para ação preventiva de monitoramento dos macacos, assim como o bloqueio vacinal que segue nas unidades de saúde do município: Policlínica, Unidades de Estratégia de Saúde da Família da Vila Esperança, Vila Magnólia, Vila Flórida, Penedo, Campo Alegre I / II, Maromba e UBS Marechal Jardim.

Deixe um Comentário