PORTO REAL
A Fundação para a Infância e Adolescência (FIA) junto a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) está com inscrições abertas para capacitação profissional gratuita do Programa Trabalho Protegido na Adolescência (PTPA).
As vagas remanescentes são para adolescentes de 15 e 16 anos, nascidos entre os dias 1º de marco de 2007 a 31 de agosto de 2008, inscritos no CadÚnico e que estão matriculados e frequentando efetivamente o Ensino Fundamental II, o Ensino Médio, o Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano), preferencialmente nas redes públicas de ensino, ou na rede privada com bolsa de 100% dos custos.
De acordo com a FIA o objetivo é inserir, conscientizar e preparar o estudante para a primeira experiência no mercado de trabalho.
As vagas são para as seguintes modalidades: Matemática e Raciocínio Lógico; Português e Redação; Técnica, Tecnologia e Mídias Sociais; Teatro, Música e Produção Artístico-Cultural; Humanidades Aplicadas; Noções Administrativas e Financeiras e Resiliência.
A primeira etapa das inscrições será de forma online, podendo ser realizada através do formulário digital: https://forms.gle/y1YX1rpp8ky89fNBA. Clicar na opção: inscrições PTPA, preencher todos os campos obrigatórios e escolher a Unidade de Porto Real.
O treinamento será realizado na modalidade presencial e tem duração de três meses, totalizando a carga horária de 320 horas entre atividades. As aulas presenciais, perfazendo quatro horas diárias totalizando 20 horas semanais. O curso será ministrado na sede da Secretaria de Assistência Social Ainda não há previsão para o início do curso.
Após encerrado o período de inscrição, os candidatos passarão por uma entrevista socioeconômica, que vai selecionar os contemplados pelo curso.
Após a conclusão do Curso de Capacitação, há a possibilidade de encaminhamento para o estágio laboral em trabalho administrativo, de escritório ou secretariado em contraturno escolar, com intuito de inserir, conscientizar, preparar e acompanhar o adolescente em sua primeira experiência no mundo do trabalho.