RESENDE
A Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) realiza a partir desta quarta-feira, dia 13, a 4ª edição do Desafio Internacional Agulhas Negras (DAN). Patrulheiros das duas escolas de formação das Forças Armadas Brasileira, o Exército e a Escola Naval contra as equipes das Escolas Militares da América Latina, entre elas, o Equador, Bolívia, Colômbia, México e Paraguai, estarão participando até esta sexta-feira, dia 15, de uma competição e interação em prol de servir o país. A abertura do Desafio acontece no estádio Mark Clark, às 19 horas.
De acordo com a organização do Desafio Internacional das Agulhas Negras, serão mais de 36 horas de competição, que tem como um dos objetivos o fortalecimento dos atributos de Camaradagem, Espírito de Corpo, Rusticidade, Coragem e Liderança.
A competição conta com atividades de intenso esforço físico, como marchas a pé de 16 e 12 km, pistas de liderança, prova de tiro, equitação
e pista de liderança, um exercício dinâmico que busca avaliar a capacidade de trabalho em equipe e a liderança dos participantes na solução de problemas em um ambiente simulado de combate.
O objetivo da atividade, que recebe cadetes do 1º, 2º, 3º e 4º anos da Academia e competidores da Escola Naval e das Escolas Militares do Equador, Bolívia, Colômbia, México e Paraguai, é fomentar os laços de camaradagem entre os membros das equipes; desenvolver habilidades militares que contribuirão para o desempenho de funções nas áreas de segurança e defesa; e avaliar a capacidade de trabalho em equipe e liderança dos participantes na solução de problemas em um ambiente simulado de combate.
BANDA SINFÔNICA DO EXÉRCITO
A Banda Sinfônica do Exército Brasileiro se apresenta nesta quinta-feira, dia 14, na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). O concerto acontece às 19h30min, no Teatro General Leônidas.
De acordo com a organização do evento, a apresentação acontece em homenagem ao aniversário de 222 anos de emancipação político-administrativa de Resende, celebrado no próximo dia 29.
Para assistir à apresentação musical, os militares deverão trajar o uniforme cinza e os visitantes o traje de passeio completo.
Um repertório especial será apresentado ao público pela Banda Sinfônica do Exército, que em 2023 completa 21 anos de existência. No repertório do concerto estão: O Guarany – A. Carlos Gomez; October – Eric Whitacre; Robin Hood – Paul Lavender; Experience – Ludovico Einaudi; L’ estate – Summer – A. Vivaldi/ Arr: Jackson Lucio; Fantasia sobre o hino da Independência do Brasil – Comp: Joaquim França/ Arr: Cleber Polido; DJA “Medley Djavan” – Arr: Dico e Bis Evidências – Bruce Broughto.