ANGRA DOS REIS
O espetáculo ‘Notícias’ voltará em cartaz no Teatro Municipal de Angra dos Reis. A peça que teve um sucesso de público quando lançada no final do ano passado, retornará nos dias 15 (sexta feira) e 16 (sábado), às 20 horas, aos palcos do Teatro Teophilo Massad, no Centro. A classificação indicativa é para maiores de 14 anos e os ingressos, no valor de R$10 meia (antecipado) e R$20 inteira (na hora), podem ser adquiridos pelo Instagram: @1primeiroAto.
O drama fictício, criado pelos alunos da oficina de teatro ‘#Primeiro Ato’ administrada pelo ator e diretor Maykon Renan, convida o público a reconhecer a complexidade humana por trás das manchetes e a promover uma mudança positiva, impulsionada pela conscientização. “Durante as aulas comecei a passar exercícios com notícias que saíram nos jornais e pedi que eles apresentassem algo com base nelas, foi então que começou a surgir à ideia do espetáculo. São notícias reais que estão o tempo todo no jornal e que as pessoas ‘ignoram’ e tratam como se não existissem. O espetáculo faz com que o público reflita sobre os temas e até se incomodem com isso, e esse resultado é muito importante, porque acaba virando um assunto relevante que será debatido dentro de casa”, disse.
A produtora Paolla Diniz, acrescenta que o espetáculo foi lançado no final do ano passado, mas com o grande sucesso de público será relançado com o mesmo propósito, porém mais aprofundado. “Agora a peça volta, porém, com um tempo maior e com mais histórias. Foram quatro meses de preparação e isso tudo é fruto desse trabalho que é realizado pela oficina com o objetivo de levar um pouco de arte para população”, conta, acrescentando que os próprios alunos que tomaram à frente com a elaboração da peça e atuação, assistidos por ela e pelo diretor.
OFICINA ‘#PRIMEIRO ATO’
A oficina ‘#Primeiro Ato’ foi criada em 2018 pela prefeitura, com o objetivo de levar arte e conhecimento para os moradores. O diretor Maykon Renan explica que a iniciativa deu tão certo que a primeira turma foi formada com 70 alunos. “A ideia é receber aquelas pessoas que nunca fizeram teatro antes e ensiná-las. Como resultado disso, a cada três meses criamos um espetáculo com a participação deles em todas as partes, desde a elaboração da peça até a execução nos palcos”, explica, resaltando que o trabalho também gera frutos além dos palcos. “Recebemos muitos alunos com crise de ansiedade, com depressão e que estão usando o teatro para se encontrarem. Aqui trabalhamos também nesses jovens o carinho e o acolhimento que às vezes eles não recebem em casa ou na escola”, pontua.
Letícia Soares, de 18 anos, é aluna antiga do projeto e conta que a arte mudou sua vida. “O teatro para mim é vida. Cresci nesse meio e não existe Letícia sem teatro. Não tem uma pessoa se quer que não consuma a arte no geral e isso então acaba sendo importante também para todos”, falou.
NOVAS TURMAS
A oficina recebe alunos desde os seis até os 80 anos. As aulas são realizadas as terças e quintas-feiras, às 18 horas, no Teatro Teophilo Massad. Aqueles que se interessarem e quiserem participar podem procurar o diretor Maykon Renan nos horários das aulas no Teatro Municipal ou entrar em contato pelo Instagram: @1primeiroAto ou através do telefone: (24) 99999-9786.