ESTADO
A Secretaria de Estado de Juventude e Envelhecimento Saudável deu início, nesta segunda-feira (11/09), à capacitação “A importância das políticas de atenção às pessoas idosas e dos seus conselhos de direito”. A ação, que faz parte de um convênio da pasta com o Ministério Público e o Conselho Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedepi), vai promover qualificação para os 92 municípios do estado, com objetivo de fortalecer a política estadual de proteção e bem-estar da pessoa idosa.
Representantes de 17 municípios das regiões Metropolitana I e II receberam a capacitação no auditório do Ministério Público. Os participantes tiveram instruções de como criar e fomentar um conselho municipal, como captar verba e utilizar o fundo municipal, entre outros assuntos. O convênio também vai trabalhar o treinamento continuado de conselheiros, buscando o pleno funcionamento dos órgãos. “A parceria com o Ministério Público é de extrema importância para impulsionar, fortalecer e proporcionar apoio estratégico aos conselhos e fundos em todo o estado. Nossa missão é disseminar conhecimento e impacto positivo aos 92 municípios do Rio de Janeiro e alcançar a quem mais precisa”, destacou o secretário de Estado de Juventude e Envelhecimento Saudável, Alexandre Isquierdo.
A parceria vai auxiliar na implementação dos conselhos e fundos municipais da pessoa idosa, além de trabalhar para que funcionem de maneira efetiva. A ideia é verificar o funcionamento dos que já existem e estimular a criação de outros, nas cidades que ainda não o instituíram.
Para a promotora Cristiane Branquinho, coordenadora do Centro de Apoio Operacional ao idoso (CAO-IDOSO/MPRJ), foi dado o primeiro passo para o fortalecimento das ações em benefício dos idosos. “Esse é um momento extremamente importante e nos alegra bastante poder saber que a partir de agora nós vamos trabalhar para que haja um aumento significativo no atendimento prestado pelos conselhos municipais às pessoas idosas, bem como na efetiva implementação dos fundos municipais”, destacou.
A secretária de Assistência Social de Itaguaí, Micheli Sobral, esteve presente e reconheceu a importância do evento. “É muito importante que o Estado esteja proporcionando esse treinamento, pois entendemos que capacitar é uma educação permanente que faz parte do processo e que, por vezes, não conseguimos desenvolver dentro do município. Esta iniciativa enaltece não apenas os membros do conselho, como também a sociedade civil em geral, com um foco especial nos idosos”, apontou.
Durante o evento, também foi apresentado o calendário das capacitações nas outras sete regiões do estado. A próxima acontecerá no dia 26 de setembro, em Volta Redonda.