BARRA MANSA
O comércio lojista está otimista com as vendas das liquidações que vão durar até o final da temporada de inverno. De acordo com a estimativa do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Rio de Janeiro (SindilojasRio), a expectativa é de um incremento em comparação com o mesmo período do ano passado.
A novidade desse ano é que com a temperatura amena – em algumas semanas até quente, as vendas dos produtos que não estão em liquidação têm surpreendido os lojistas.
De acordo com o presidente da CDL Barra Mansa, Gleidson Gomes, o comércio de Barra Mansa está otimista com as perspectivas de vendas para o fim da temporada de inverno e as liquidações em andamento. “De acordo com as estimativas do CDL, acreditamos que poderemos alcançar um incremento de mais de 3% no faturamento em comparação com o mesmo período do ano passado. Em paralelo, estamos intensificando nossas ações promocionais em comemoração ao Dia do Cliente, buscando interagir e engajar nossos consumidores. Estamos realizando sorteios, com produtos e campanhas dos associados, através de nosso aplicativo – o APP CDL BM, visando proporcionar experiências únicas ao consumidor e ajudando a fomentar as vendas dos associados”, cita o presidente.
Ele comenta que após um mês apático em agosto, há otimismo para um setembro de crescimento com a mudança de estação. “Para isso, contamos com o apoio de nossos clientes e parceiros para alcançar esse objetivo e continuar fortalecendo o comércio local”, explica acrescentando que, assim como as projeções da CNDL, também está com grandes expectativas para o segundo semestre de 2023 e as possibilidade de expansão para os varejistas.
Os lojistas vêm adotando diversas estratégias para atrair ainda mais o consumidor, entre elas descontos que variam de 30% a 70%, pagamento parcelado sem cobrança de juros, desconto no total da compra, brindes e outras facilidades de pagamento.
BOAS VENDAS NA PRIMAVERA
Uma pesquisa da CDLRio e o SindilojasRio, aponta que o comércio lojista está bastante otimista com a chegada da Primavera e estima um crescimento de 4% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado.
A Primavera – que vai de setembro a dezembro – é a estação do ano que exerce um impacto significativo nas vendas do comércio e traz consigo uma série de mudanças que afetam o comportamento do consumidor e as estratégias dos comerciantes. Por isso, os lojistas já entraram no clima e estão transformando as suas vitrines num convite para o consumidor renovar o seu guarda-roupa aproveitando os lançamentos primavera/verão.
De acordo com a pesquisa, 65% dos empresários ouvidos apostam que moda de praia, roupas e calçados esportivos repitam o mesmo sucesso do ano passado e serão os produtos mais vendidos. Também os produtos de beleza e óculos para se proteger do sol aparecem na pesquisa e foram citados por 30% dos pesquisados.
Segundo Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio e do SindilojasRio, com a chegada da Primavera, as pessoas tendem a trocar suas roupas de inverno por peças mais leves e coloridas. Isso impulsiona as vendas no setor de moda, com consumidores em busca de novos looks e tendências da estação. Lojas de roupas, calçados e acessórios costumam lançar coleções específicas para a primavera, atraindo clientes ávidos por renovar seus guarda-roupas. “Com o aumento das temperaturas, as pessoas tendem a se preocupar mais com a beleza e a saúde. Isso reflete no crescimento das vendas de produtos de cuidados com a pele, protetores solares, perfumes e cosméticos. Além disso, academias e estúdios de atividades físicas também registram um aumento na procura, à medida que as pessoas se preparam para o verão. Óculos escuros para se proteger do sol também deve ser um produto bem procurado”, diz Aldo.