BARRA MANSA
Durante sessão desta quinta-feira, foi aprovado, em regime de urgência, um projeto de lei de autoria do vereador Paulo Sandro, presidente da câmara, que agora seguirá para análise do prefeito Rodrigo Drable. O projeto regulamenta as entregas de encomendas por motofretistas na cidade, criando regras para que haja segurança para todos. O líder dos motoboys em Barra Mansa, Paulo Ricardo, esteve presente à sessão.
O projeto estabelece que aconteçam as entregas nas portarias de condomínios horizontais ou verticais. Assim, fica proibida a exigência de que os motofretistas entrem nas áreas privadas ou comuns dos prédios, condomínios e residências.
Fica ainda desobrigado o profissional de entrar em servidões que não possuam espaço para a devida circulação da moto. Nesses locais, a entrega ao consumidor deve ser feita no início da servidão, para que o mototaxista não tenha que deixar sua moto para realizar o serviço.
O vereador, autor do projeto, lembrou casos de insegurança envolvendo o momento da entrega pelos motofretistas. “Os motoboys reivindicam há muito tempo regras para que possam exercer sua profissão com mais celeridade e segurança. Infelizmente, existem vários relatos de motoboys que tiveram suas motos roubadas, quando deixaram na entrada do prédio ou da rua. Até mesmo o baú com entregas já foi roubado neste momento. Precisamos lembrar que a moto é o instrumento de ganha pão do motoboy, se ela for roubada, ele perde sua principal fonte de renda. Por isso, este projeto de lei tem o objetivo de trazer segurança para toda a população, para os profissionais, para quem contrata os serviços dos motofretistas, para os consumidores”, afirmou Paulo Sandro.
Essas regras, se o projeto for sancionado, deverão ser aplicadas para os motofretistas autônomos e que trabalham de carteira assinada.