>
a voz da cidade 970 x 150 px

Galeria de Arte do Gacemss recebe exposição ‘Cinzas’ de Antonio Geraldo

Por Franciele Aleixo
bnr am aniv barra mansa 970x150

VOLTA REDONDA

 O GACEMSS abre sua Galeria de Arte, para visitação à Exposição ‘CINZAS’ do artista ANTONIO GERALDO. A mostra pode ser vista até o dia 25, de segunda a sexta, das 13 às 18 horas.

 ‘CINZAS’ é composta por trabalhos bi e tridimensionais. “Aplico as cinzas pulverizando verniz acrílico à base de água, numa espécie de decalcação do material tendo como suporte madeira e objetos. Esta técnica comecei a desenvolver há uns 5 anos, numa época de queimadas ao redor da cidade quando as fuligens caem. Pequei uma e comecei a imaginar como usar esse novo material. Levei algum tempo para colocar em prática. Colher material, secar, experimentar, errar, refazer. Como toda técnica vão aparecendo novas possibilidades”.

A exposição ‘CINZAS’ mostra o resultado de um processo artístico realizado nos últimos anos da carreira de Antonio Geraldo. “Em novembro de 1993 fiz a minha primeira exposição individual intitulada ‘Terras, minérios e pigmentos naturais’, através do Gacemss, mas realizada no Clube Foto Filatélico. No decorrer do tempo comecei a trabalhar com oxidações e nos últimos anos venho fazendo trabalhos usando as cinzas de mato.

 Antonio Geraldo é mineiro, nascido em Coimbra em 1959, e criado em Volta Redonda, cidade onde chegou aos 4 anos.

A arte sempre esteve presente na vida deste menino curioso e criativo que gostava de fazer projeção de slide na parede para os amigos. “Fiz alguns fantoches de tecidos com a mesma intenção de mostra e outras vertentes com trabalhos manuais!”.

Trabalhou na CSN por alguns anos e quando se desligou foi se dedicar ao artesanato com argila fazendo colares de cerâmica queimada numa olaria (parceria que durou décadas).


Aos 35 anos fez sua primeira exposição individual com trabalhos bidimensionais, usando terras colhidas ao redor da cidade (‘Terras, minérios e pigmentos naturais’, realizada pelo Gacemss no Clube Foto Filatélico em 1993). Em Itabirito MG, em uma mina, também conseguiu pegar material para desenvolver esse tipo de trabalho. Até que veio a necessidade de ir mais longe e na sequência vieram as oxidações e cinzas de mato.

Foram mais de 40 exposições realizadas na região, em Volta Redonda, Barra Mansa, Resende, Piraí e também Rio de Janeiro e Niterói.

GALERIA DE ARTE CÍLIO BASTOS

Espaço Cultural GACEMSS

Rua 14 nº 22 – Vila Santa Cecília – Volta Redonda

(Beco da Cultura Paschoal Possidente)

(24) 3343-1770

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos