RESENDE
Com o objetivo de orientar os órgãos de emergência e, consequentemente a população, a partir de um alerta que vai informar a subida do nível das águas, a Defesa Civil do município instalou câmeras de segurança para monitorar o Rio Sesmaria, um dos principais afluentes do Rio Paraíba do Sul. A notícia foi divulgada, pela prefeitura, por meio da diretoria da Defesa Civil. Outra medida de segurança foi a substituição da régua responsável pela medição do nível o rio.
De acordo com a Defesa civil, o sistema de monitoramento foi instalado embaixo de uma ponte, sob o Rio Sesmaria, que dá acesso a um condomínio particular, no bairro Jardim Brasília. No local, também foi feita a substituição da régua de nível. Os serviços foram concluídos na quarta-feira, dia 26, com o apoio da equipe de manutenção da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos e da Agência do Meio Ambiente de Resende (Amar).
As câmeras de monitoramento vão ajudar no controle sobre o nível e curso do Rio Sesmarias durante 24 horas por dia. Além disso, o novo modelo de régua de monitoramento instalada é capaz de mensurar com maior precisão e confiabilidade o nível do rio.
O diretor da Defesa Civil, Flávio Germano da Silva, disse que a instalação dos dois equipamentos é uma medida preventiva. “Realizamos mais uma etapa do trabalho de prevenção através de uma força-tarefa entre diversas frentes da gestão municipal. Esse trabalho conjunto e estratégico tem proporcionado alcances de metas importantes para o sucesso em nosso trabalho. É sempre válido salientar a importância do trabalho preventivo, que pode salvar vidas evitando que o pior aconteça. E um sistema de monitoramento é fundamental para podermos agir preventivamente”, explicou Flávio Germano. Ele ainda disse que aproveitando a presença da equipe e do maquinário da Secretaria Municipal de Obras, os agentes também conseguiram retirar troncos de árvores que estavam obstruindo a calha do Rio Sesmaria.
AFLUENTES
Resende possui dez dos 42 principais afluentes do Rio Paraíba do Sul, dentre os quais destacam-se os rios Pirapetinga, Alambari e Sesmaria. De acordo com a Defesa Civil, devido às suas características físicas e reduzida cobertura florestal, o Rio Sesmaria sofre, eventualmente, com transbordamentos súbitos, o que causa impacto direto em parte da área urbana de cidade.