ANGRA DOS REIS
No dia 13, quinta-feira, acontecerá na Câmara de Angra dos Reis uma reunião para alinhar como será o pagamento da dívida da Eletronuclear com a prefeitura. O encontro, realizado às 8h30min, está sendo organizado pela Comissão de Minas e Energia da Câmara Federal.
O vereador Jorge Eduardo Mascote (Patriota), iniciou a primeira discussão sobre o assunto no mês de abril quando aconteceu a primeira audiência pública sobre o assunto. Em 16 de maio o assunto chegou a Brasília, com a realização de uma audiência pela Comissão de Minas e Energia.
A Eletronuclear precisa pagar R$ 264 milhões em condicionantes a Angra dos Reis, conforme determinação de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em vigor há 13 anos devido a construção da Usina de Angra 3.
O vereador disse que a organização é da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, através de Max Lemos. Além do parlamentar, participarão representantes da Eletronuclear, prefeitura, Legislativo e Ministério Público. “Creio que agora haverá o entendimento entre a empresa e a prefeitura, agora com a participação da Câmara de Angra e da Câmara dos Deputados.
A prefeitura tem projetos para aplicar os recursos que serão pagos pela Eletronuclear. Um deles é a ampliação do Sistema de Abastecimento de água no Parque Mambucaba e Bracuhy. Existem ainda outros como a construção de muro de canal em Santa Tira do Bracuhy, contenção e estabilização de talube no Morro da Glória I e no Morro do Carmo, drenagem e pavimentação de ruas do Parque Belém, no Itinga, Santa Rita do Bracuhy, Parque Mambucaba e em diversas estradas. Construção de Clínica da Família no Parque Mambucaba, Reforma da unidade do Grade e diversas ações de saneamento.