RESENDE
O prefeito Diogo Baleiro Diniz sancionou a lei que cria o dia em comemoração ao Sistema Único de Saúde. A data fará parte do calendário oficial da cidade para comemorar o “Aniversário do SUS” em 19 de setembro de cada ano, quando deverão acontecer campanhas de esclarecimento à população sobre a importância e as formas de funcionamento do órgão, entre outras ações educativas. O autor é o vereador Henrique Lima da Saúde (União Brasil).
“O SUS presta um papel de grande relevância para o nosso país, em todas os setores da saúde. E esse trabalho, além de sua relevância para nós brasileiros, ficou ainda mais evidenciado durante a crise sanitária provocada pela Covid-19, quando milhões de vidas foram salvas graças à capacitação e esforço dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde”, disse Henrique Lima.
DUAS LEIS SANCIONADAS
Henrique tem duas leis sancionadas. Uma delas institui em Resende o “Dia Municipal de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial”. A mensagem, de número 3.994/23, visa promover anualmente, em 26 de abril, ações e eventos voltados para a informação e conscientização sobre hipertensão arterial, como debates e campanhas.
A outra lei em vigor estabelece em Resende o “Dia Municipal do Rim”, criado para que se estabeleçam ações de mobilização e prevenção da doença renal crônica, a ser celebrado na segunda quinta-feira no mês de março.