ITATIAIA
Representantes de Itatiaia, Resende, Porto Real e Quatis, participam da Jornada do Turismo Fluminense – edição Agulhas Negras, promovida pela Governo do Estado. O evento, realizado na última quarta-feira, dia 5, na Associação Educacional Dom Bosco, está acontecendo nas 12 Regiões Turísticas do Rio de Janeiro e tem como objetivo a construção de Planos de Ação Regionais, alinhados com o Plano Estratégico do Turismo RJ+10 Anos, em fase de execução pela Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Setur) e TurisRio.
O secretário de Turismo de Itatiaia, Denilson Sampaio, informa que além da Universidade Federal Fluminense (UFF), instituição responsável pela elaboração do Plano Estratégico do Turismo RJ+10 Anos, são parceiros institucionais da Setur e da TurisRio nesta iniciativa o Sebrae-RJ, a Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado, a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
Durante a Jornada do Turismo Fluminense – edição Agulhas Negras aconteceu a palestra “O Planejamento como vetor de integração regional para o turismo do estado do Rio de Janeiro”, ministrada pela Consultora do SEBRAE-RJ, Ana Cláudia Peixoto. No evento, a Diretora de Gestão e Desenvolvimento da SETUR-RJ, Valéria Lima, e o professor Carlos Alberto Lidízia, Coordenador da UFF, apresentaram o Plano Estratégico Turismo RJ+10 anos e a Lei Estadual de Turismo.
Valéria Lima abordou ainda a metodologia utilizada no Plano Estratégico Turismo RJ+10 anos. Grupos de Trabalho foram compostos para as oficinas de elaboração do Plano de Ação Regional, com mediação de Consultores do SEBRAE e apoio de Professores convidados e da equipe da Setur/Turisrio. O evento encerrou-se com a apresentação das principais ações propostas pelos Grupos de Trabalho e definição dos próximos passos.
O secretário de Turismo de Itatiaia, Denilson Sampaio, avaliou o encontro como positivo. Segundo ele, estes encontros são fundamentais para o planejamento dos municípios e regiões fluminenses, contribuindo para a interiorização e o desenvolvimento do turismo no estado do Rio de Janeiro de modo integrado e sustentável. “Itatiaia entende a importância de participar deste processo, seja como Poder Público, iniciativa privada e sociedade civil, estando diretamente envolvidos com o setor e sendo agentes importantes na construção do Plano de Ação Regional do Turismo”, comenta Denilson.