BARRA MANSA
Na noite de terça-feira, dia 13, foi realizado um encontro para discutir ações e medidas que visam maior proteção aos munícipes. Com foco no atendimento à população em situação de rua, a reunião ocorreu na Associação Comercial Industrial Agropastoril e Prestadora de Serviços (Aciap), no Centro, e contou com a presença de representantes do poder Executivo, forças de segurança, Conselho Comunitário de Segurança Pública e outras entidades.
Estiveram no encontro o secretário de Ordem Pública, capitão Daniel Abreu; o comandante do 28º Batalhão da Polícia Militar, coronel Ronaldo Martins; o responsável pelo 28º BPM na área de Barra Mansa, capitão Andrade; o policial civil Marcelo Joaquim Pereira da Silva, que representou o delegado da 90ª DP, Rodolfo Atala; o comandante da Guarda Municipal, Paulo Sérgio Valente; a presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, Regina Dornas Messias; o coordenador do Centro Pop, Thiago Gomes Felix; o gerente de Relações Comunitárias, Vicente Reis; além de representantes da própria Aciap, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Rotary Club.
Na reunião foram discutidas formas de interagir com os moradores em situação de rua, destacando que a abordagem deve ser feita preservando a segurança de quem está oferecendo ajuda. Ainda foram expostos os mecanismos que são disponibilizados para que os moradores em situação de rua tenham uma vida mais digna, incluindo o Centro Pop e o Abrigo Lar de Jesus.
Daniel Abreu ressaltou a importância desses encontros. “A reunião do Conselho Comunitário de Segurança Pública é fundamental porque conseguimos trazer diversas necessidades da comunidade, dos representantes dos bairros e das entidades. São demandas que nem sempre chegam ao poder público e às forças de segurança. Dessa maneira, podemos debater e colocá-las em prática para melhorar a convivência”, informou.
O coronel Ronaldo Martins, comandante do 28º Batalhão da PM (responsável pelas cidades de Barra Mansa, Volta Redonda, Pinheiral e Rio Claro), frisou os benefícios da aproximação dos órgãos junto à comunidade. “O encontro promovido pelo Conselho de Segurança ajuda a aproximar a população dos poderes de segurança e das entidades, e busca, além de prestar uma satisfação dos órgãos de segurança, tomar ciência dos problemas que acontecem no município”, comunicou.
O gerente de Relações Comunitárias de Barra Mansa e um dos organizadores, Vicente Reis, também pontuou o objetivo do encontro. “Encontros como esse permitem fortalecer o elo entre as pessoas, as associações de moradores e as forças de segurança, mostrando onde são levantados assuntos que precisam ser dialogados”, detalhou.