BARRA MANSA
Os moradores da Rua Juca Ramos, no distrito Floriano estão passando por diversos problemas relacionados à falta de manutenção e limpeza urbana. Eles contam que apesar dos transtornos com o mato alto e a grande quantidade de entulhos espalhados por toda via, o que mais tem preocupado a população é em relação à caixa d’água do Serviço Autônomo de Água e Esgoto. Além de estar completamente enferrujada, a caixa está sem tampa e agora virou ponto de encontro de diversos urubus que tomam banho na água que é distribuída para população.
Dona Maria Aparecida Vila Verde, de 71 anos, relatou ao A VOZ DA CIDADE que chegou a tomar a água e logo depois os problemas começaram a aparecer. “Meu corpo inteiro começou a coçar. O gosto é de cloro puro. Não dá para tomar isso, precisamos comprar água potável”, falou indignada.
Luiz Fernando da Silva conta que há um ano o Saae informou para os moradores que a caixa estava com tampa fechada e que não tinha risco. “Só que com a grande quantidade de urubus aparecendo um vizinho decidiu subir na caixa e viu que estava destampada, toda corroída com ferrugem. Fizemos até um vídeo disso. Por dentro ela tem até uma crosta de tão enferrujada”, disse, acrescentando que o vídeo foi gravado em maio e até então nada mudou. O jornal também teve acesso ao vídeo.
Mato alto e entulho
Esse não é o único grande problema que os moradores estão enfrentando. Ao andar pela rua é possível notar a grande quantidade de mato alto que tampa até os bancos do cemitério.
Um dos moradores chegou a comentar que ficou com vergonha do estado em que o local estava e decidiu limpar tudo. “O cemitério não tem funcionário. É uma vergonha, isso aqui estava imundo. Teve um enterro semana passada, fiz questão de pegar uma vassoura e limpar tudo”, falou Ataliba Pereira Netto.
O morador Carlos Alexandre da Rosa explica que além do mato alto, a rua virou depósito de lixo e entulho. “Aqui só tem uma pessoa responsável pela limpeza e esse funcionário já tem 70 anos, não dá conta de resolver tudo sozinho. Já chegamos a pedir para prefeitura uma caçamba para tentar diminuir a quantidade de lixo e entulhos deixados na rua, mas não conseguimos. Uma moradora que fez uma lixeira com um latão para não ficarmos sem nada”, relatou.
O A VOZ DA CIDADE entrou em contato com a Prefeitura de Barra Mansa que informou que já incluiu a limpeza da Rua Juca Ramos em sua programação. Quanto à caixa d’água, a autarquia comunicou que uma equipe técnica irá fazer uma visita à localidade para avaliação.