VOLTA REDONDA
A Operação Segurança Presente de Volta Redonda completa um ano nesta sexta-feira, dia 2, e, conforme divulgado pelo A VOZ DA CIDADE, comemora a redução de crimes nas áreas de atuação, nas bases da Vila Santa Cecília e da Avenida Amaral Peixoto, no Centro. Os números positivos foram divulgados durante solenidade pelo primeiro aniversário do programa no município, na noite dessa quinta-feira, 1º de junho, no Instituto de Educação Professor Manuel Marinho, na Vila Santa Cecília.
O coordenador da Operação Segurança Presente de Volta Redonda, major José Eduardo Martins Silvério, agradeceu a toda a equipe que desde a implantação do programa tem ajudado a criar um ambiente mais seguro no município. Ele destacou que o resultado pode ser traduzido em números. “Se compararmos o ano de 2023 com 2019, no período anterior à pandemia da Covid-19, na Vila Santa Cecília houve redução de 49 para um, em roubo de rua, e na Avenida Amaral Peixoto a redução foi de 19 para um”, contou o major Silvério, ressaltando que desde que a operação chegou a Volta Redonda, em quatro meses, não houve registros de roubo de rua, de veículo, de carga e letalidade violenta na área de atuação do programa.
O prefeito Antonio Francisco Neto agradeceu por mais essa parceria do governador Cláudio Castro, além dos investimentos na melhoria da qualidade de vida da população de Volta Redonda. E destacou a integração entre as forças de segurança municipal e estadual para que o Segurança Presente alcance resultados tão positivos. “Vamos mostrar para todo o estado a realidade de Volta Redonda. Juntos vamos fazer da nossa cidade referência na segurança pública. Esse programa é maravilhoso”, afirmou Neto, frisando que a cidade ainda vai contar com cerca de 150 policiais militares no Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis ), trabalhando no reforço do policiamento e nas ações inerentes à ordem pública, beneficiando outros locais na cidade.
“Temos o compromisso de tornar Volta Redonda a cidade mais segura do estado”, falou o prefeito, que recebeu o Certificado de Amigos da Operação Segurança Presente Volta Redonda, das mãos do coordenador do programa em Volta Redonda, assim como o secretário municipal de Ordem Pública, o tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa.
Reforço
O programa do Governo do Estado garante reforço na segurança dos dois principais centros comerciais do município com 21 agentes, seis motos, dois carros e uma van. Baseado na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília, o “Segurança Presente” adota um modelo de policiamento de proximidade com a população e em complemento à atuação rotineira da Polícia Militar.
Base em local estratégico tem acesso a 102 câmeras
O secretário Luiz Henrique disse ainda durante a cerimônia que a sede do programa está em local estratégico, na Praça Brasil, e conta com acesso a 102 câmeras de segurança: 80 na Vila Santa Cecília e 22 na Amaral Peixoto. Desta forma, as equipes que estão na rua ficam em contato permanente com a central de imagens. “É gratificante dar suporte para esse trabalho que reforça tudo que acredito. O sucesso da segurança pública passa pela participação da sociedade. A proximidade com a população gera confiança”, afirmou Luiz Henrique.
Reconhecimento
Ainda durante a cerimônia, o comandante do 28º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o coronel Ronaldo Martins, agradeceu ao prefeito Neto pelo empenho em implantar o “Segurança Presente” no município e pela recepção do grupo em Volta Redonda: “Recebemos uma sede reformada, em ponto estratégico e munida com tecnologia de ponta, que ajuda na execução do trabalho”.
Também presente no evento, o bispo da Diocese Barra do Piraí-Volta Redonda, Luiz Henrique da Silva Brito, agradeceu pelo trabalho dos agentes do programa em Volta Redonda. “Vocês contribuem com a paz e a segurança dos inocentes e para uma sociedade construída na fraternidade e no respeito, com trabalho preventivo para evitar o uso da força”, afirmou.
Homenagens
Durante a cerimônia, também houve homenagens às autoridades com entrega do Certificado de Amigos da Operação Segurança Presente Volta Redonda aos policiais que mais se destacaram no cumprimento do dever, e aos policiais que se dedicam diariamente ao programa.
O evento ainda contou com a presença do vice-prefeito de Volta Redonda, Sebastião Faria; do comandante da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR), Silvano de Paula; do membro do Conselho Comunitário da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Núbia Oliveira; do padre Alércio de Carvalho, que é vigário geral da diocese; além de outras autoridades militares e representantes da Polícia Civil, dos comerciantes das áreas de atuação do programa e de entidades beneficentes.