Campeonato de Downhill acontece neste final de semana em Visconde de Mauá

0

RESENDE

O final de semana será de muita atividade esportiva em Visconde de Mauá, na região serrana do município. Acontece neste sábado e domingo, dia 3 e 4, o Campeonato de Downhill de Mountain Bike. Vários atletas de várias categorias estarão reunidos para participarem da competição que acontece no campo próximo ao Posto de Saúde, do Lote 10. O evento, que é aberto ao público e gratuito. No sábado, acontece o treino livre, de 10 horas ao meio-dia com paradas e de 14 às 17 horas sem paradas. No domingo, a partir das 10 horas, começa a tomada de tempo oficial na pista Velociraptor.

No sábado acontece o treino livre a partir das 10 horas-Divulgação Semel

Com mais de 100 atletas inscritos, o torneio é realizado pela Prefeitura de Resende, em parceria com das Secretarias de Esporte e Lazer e a de Saúde, com apoio de diversas Secretarias e Superintendências. A prova faz parte do programa “Saúde Esportiva Preventiva”, desta vez, em alusão a campanha “Junho Preto – Mês de Conscientização e Combate ao Câncer de Pele e Melanoma”. “Estamos em um momento brilhante em nossa cidade, que tem uma vocação para diversas modalidades esportivas. Este será mais um evento com adrenalina e atletas de diversas partes do Brasil disputando a prova e conhecendo a região”, comentou o secretário de Esporte e Lazer do município, David de Jesus.

O secretário destacou ainda o desejo em colocar Resende no cenário nacional para sediar competições de várias modalidades esportivas, e essa é uma amostra que a cidade vai em busca disso.

No domingo, a partir das 10 horas, começa a tomada de tempo oficial na pista Velociraptor-Divulgação Semel

PERCURSO E CATEGORIAS

O estilo Downhill é uma modalidade do mountain bike que consiste em descer, com a maior velocidade possível, um percurso com diversos obstáculos e irregularidades ou uma montanha. Essa é uma das variações mais radicais do ciclismo, na qual a agressividade nas manobras e a velocidade nas descidas dão o tom da modalidade. As categorias são Infanto, com atletas de 10 a 14 aos; Juvenil-Júnior, de 15 a 18 anos; Expert, de 19 a 29 anos; Master A1, de 30 a 34 anos; Master A2, de 35 a 39 anos; Marte B1, de 40 a 44 anos. Master B2, de 45 a 49 anos; Master C+, 50 anos acima; Feminino Livre; Elite Feminino +18; Elite Masculino +18; Rígida Júnior – 18; Rígida Master +18; Enduro – Livre e E-Bike.

O trajeto promete muitas emoções. A pista Velociraptor, com percurso de 2700m, será no mesmo local da prova passada, contando com vários trechos de degraus e com rampas de madeira, wallrides e com certeza, muita energia dos torcedores. É uma das pistas mais conhecidas e bonitas do Brasil, com lindas paisagens. O evento, que já faz parte do calendário de ciclismo de todo Sudeste, apresenta 15 categorias no total em uma velocidade média de 60 a 70 km/h. Os cinco primeiros atletas de cada categoria serão premiados com troféus.

Deixe um Comentário