PARAÍBA DO SUL
A Prefeitura Municipal de Paraíba do Sul, através da Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Agrário, realizará a Semana do Meio Ambiente em comemoração ao dia 5 de Junho, Dia Mundial do Meio Ambiente e Dia Nacional da Reciclagem.
Na segunda-feira, dia 5, as comemorações começam pela manhã com ações sobre reciclagem na Escola Municipal Condessa do Rio Novo, passeio na Estação de Tratamento de Água da SAAETRI com a Escola Municipal Irmã Montedôneo, Dia D nas escolas municipais com mostra de trabalho sobre meio ambiente, oficina de compostagem com a empresa Júnior Vale Verde e distribuição de mudas à tarde para arborização urbana.
No dia 6, haverá uma aula passeio com a Escola Municipal Antônio Ignácio Coelho sobre a importância das águas minerais no Parque Salutaris. À tarde haverá uma palestra na Fazenda Verdessência com o Major Daniel e o Grupamento Ambiental sobre o perigo e as prevenções das queimadas.
No dia 7, a Escola Municipal Norberto Leal terá uma aula passeio sobre o Rio Paraíba do Sul na Patrulha Fluvial e plantio de árvores no Parque Salutaris durante a manhã. À tarde haverá conscientização ambiental para descarte correto de óleo e lançamento dos pontos de coleta de pilhas e baterias na Praça Garcia.
Segundo a secretária Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Agrário, Ivone Justen, essas ações de Educação Ambiental são de fundamental importância pois promovem uma reflexão sobre as questões ambientais. “Cuidar do Meio Ambiente é um dever de todos nós cidadãos. Se cada um fizer a sua parte, teremos uma melhora na qualidade de vida da população”, afirmou a secretária.
QUALIDADE DE VIDA SUL-PARAIBANA
É notável a diferença na cidade nos últimos dois anos. O trabalho incansável dos varredores, coletores e pintores resultou em uma Paraíba do Sul limpa e organizada. Muros, avenidas e canteiros abandonadas por anos, receberam pinturas, capinas e todo um novo paisagismo.
“Toda qualidade de vida começa com a organização e limpeza, seja em qual área for. Pegamos a cidade totalmente abandonada, lixo em qualquer lugar, mato em todos os cantos, bueiros entupidos, córregos sujos. Já realizamos desobstrução do córrego do Lucas, limpeza e troca de tampas dos bueiros, coleta de lixo dia e noite, a varrição está sempre em dia e a capina é constante, onde antes vivia com mato nos cantinhos, hoje não se vê mais”, relembrou a prefeita Dayse Onofre.
Importante ressaltar que é questão de saúde pública um ambiente limpo. Doenças infecciosas conhecidas como viroses, muitas das vezes vem de um ambiente precário em saneamento básico. Somente em dois anos, a atual gestão realizou desobstruções e manilhamentos em diversas ruas, além de estar promovendo o maior programa de redes de águas pluviais que Paraíba do Sul já viveu.