a voz da cidade presencial 2025

Dia Mundial sem Tabaco: Prefeitura de Barra Mansa realiza conscientização na Praça da Igreja Matriz

Por Andre
970x250 leaoamigo

BARRA MANSA
A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de Tabagismo, realizou nesta quarta-feira, dia 31, uma ação de conscientização sobre o ‘Dia Mundial sem Tabaco’; a abordagem aconteceu na Praça da Igreja Matriz de São Sebastião, no Centro. As pessoas que transitavam pelo local eram levadas à tenda montada pelo Programa de Tabagismo de Barra Mansa, que é um serviço desenvolvido pelo Setor de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) e ofertado à população.

O tema da campanha deste ano é “Precisamos de comida, não de tabaco”. A ação é uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) e começou em 1987, com o objetivo de alertar sobre os riscos de doenças e mortes causadas pelo tabagismo que podem ser evitadas, mostrando para o dependente químico que ele pode ter uma vida saudável longe do cigarro.
Marina Monteiro, nutricionista e uma das participantes da ação, detalhou como foi o trabalho realizado nesta quarta-feira. “As pessoas que passam pela praça fazem um cadastro onde anotamos o telefone para que, posteriormente, entraremos em contato para verificar o interesse de ela parar de fumar. Ou pedimos às pessoas que indiquem quem eles conhecem, parentes que fumam, para conhecerem o trabalho do Programa de Tabagismo, que funciona no setor de Doenças Crônicas não Transmissíveis”, informou.


A coordenadora de Atenção Especializada, Patrícia Dopácio, destacou a importância do serviço. “É um trabalho de captação. Com esse evento na Praça da Matriz conseguimos atingir um público mais amplo. Quero ressaltar o empenho da equipe de Doenças Crônicas não Transmissíveis. Graças à dedicação deles, podemos realizar essa campanha”, frisou.
A auxiliar de serviços gerais, Ana Maria dos Santos, contou que nunca fumou, mas quer usar a campanha para estimular pessoas próximas a sair do tabagismo. “Eu vejo o quanto isso destrói e faz mal. Passei aperto com meu pai, que já faleceu. Ele ia ao hospital e o médico dizia que ele tinha que parar de fumar. Mesmo tendo isso como exemplo, meu irmão hoje em dia usa, e algumas amigas também. Eu sempre falo para eles pararem e continuo na luta e buscando informações para poder ajudá-los a largar o vício”, relatou Ana Maria.

Quem tiver interesse em conhecer melhor o programa feito pela prefeitura no setor de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, pode entrar em contato pelo telefone: (24) 3324-2729 ou procurar a sede que fica localizada na Avenida Tenente José Eduardo, nº 285, no bairro Ano Bom.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos

imagem do whatsapp de 2025 05 13 à(s) 18.36.32 babfb7cf