Usamos a expressão investir, porque todo gasto em capacitação deve gerar retorno, de ordem pessoal, profissional e financeira. Engana-se quem não vê o retorno financeiro, quando este vem de forma indireta.
Através do desenvolvimento é possível alinhar valores, motivar equipe e criar estratégias de melhoria. Profissional preparado passa a ter mais agilidade, mais acerto e aumenta o nível de qualidade.
Em qualquer atividade, o talento não é suficiente; pois, a capacitação eleva o nível e qualidade, de engajamento e de satisfação.
Um time atualizado estará sempre mais preparado. Para isso, alguns métodos podem ser seguidos:
– Diagnóstico – Identificar as necessidades;
– Objetivos – Traçar as metas a serem alcançadas;
– Definição do Formato – Quais meios serão utilizados para o desenvolvimento;
– Implementação – Proporcionar o conteúdo e treinamento;
– Avaliação – Mensurar os resultados e capacitação, dando atenção ao feedback, para complementação e melhoria dos treinamentos.
Preparar uma equipe é melhor que admitir e demitir funcionários, procurando encontrar o parceiro perfeito. O melhor é preparar, de acordo com as necessidades de cada negócio.
Com uma boa assessoria jurídica, você pode capacitar sua equipe em técnicas de Recursos Humanos e Departamento de Pessoal, Relação de Consumo, Trato entre funcionários e técnicas hierárquicas; Poder disciplinar (advertência, suspensão e justa causa); Capacitação de departamento financeiro, aplicando melhores técnicas de compra, venda, faturamento e cobrança; Técnicas contratuais, enfim, há uma infinidade de preparações que podem ser desenvolvidas, de acordo com a necessidade de cada empreendimento e com o diagnóstico que pode ser preparado.