>
728x90 vacina (1)

Primeira paciente a receber cannabis medicinal pelo SUS em Volta Redonda já apresenta melhoras

Por Lara Salles
bnr am aniv barra mansa 970x150

VOLTA REDONDA

Um mês pode parecer pouco, mas para quem sofre há 16 anos com a doença de Parkinson este tempo foi o suficiente para ter mais qualidade de vida. É que há exatos 38 dias a moradora do bairro São Luiz, Aparecida Sônia Perino, de 61 anos, foi a primeira moradora de Volta Redonda a receber pelo SUS (Sistema Único de Saúde) a cannabis medicinal, tratamento com uso do óleo extraído da planta. O projeto é uma iniciativa pioneira da Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O medicamento que Aparecida usa diariamente é importado dos Estados Unidos. Além do acompanhamento médico regular, a paciente do SUS conta com auxílio direto do Departamento de Assistência Farmacêutica de Volta Redonda, da SMS.

“São visíveis as mudanças e o efeito da medicação para a dona Aparecida. Ela mesmo relatou que de uma escala de 0 a 10, ela está com 80% de melhora. Nós vimos melhora na rigidez, principalmente dos braços. Ela consegue ter movimentos menos rígidos. A gente percebe que a fala dela está mais clara. Houve a diminuição da dor. Então é o benefício da medicação e o que a gente esperava. Ficamos muito felizes com o relato e com o que a gente está vendo”, disse a farmacêutica do Departamento de Assistência Farmacêutica de Volta Redonda, Juliana Boechat.

Benefícios esses que podem ser vistos, mas também sentidos por Aparecida. Ela que sofria com a tensão e rigidez muscular, após o uso do óleo fornecido pelo SUS consegue dormir melhor e até fazer tarefas simples do dia a dia.

“Hoje consigo pôr roupa no tanquinho, passar para a máquina, colocar roupa no varal. Antes eu não conseguia nem tirar minha comida da panela e hoje já consigo”, disse, deixando um recado para quem ainda tem medo ou preconceito de usar o óleo de canabidiol: “Pode utilizar porque ele não faz mal nenhum. Não prejudica em nada. A pessoa não deve ter medo de tomar não. Se o médico passar pode tomar. Para mim não foi ruim não. Não deu reação nenhuma”.


E o bem-estar de Aparecida é motivo de alegria para o marido, o pedreiro Altumir Evaristo, o “Seu Tó”.

“Para mim melhorou 80%. Hoje ela toma banho sozinha. Põe a roupinha no varal sozinha, antes não fazia porque não aguentava levantar os braços. Depois que ela começou a tomar o remédio ela ‘afirmou o corpo’, aliviou as dores; antes chorava e tremia o dia inteiro. Então a situação dela hoje é bem melhor”, comemorou.

Atendimento prioritário e cadastramentos

O óleo tem sido entregue a pacientes com epilepsia refratária, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Doenças de Parkinson e de Alzheimer, acompanhados nos serviços especializados na rede pública: Policlínica da Melhor Idade, Policlínica da Cidadania (Neurologia) ou Follow-Up e Centro Especializado de Reabilitação (CER III). A prioridade é para aqueles que não respondem aos tratamentos convencionais e que tenham prescrição médica.

Quem se encaixa neste perfil, possui prescrição médica ou tem interesse, pode procurar atendimento na Comissão de Farmácia e Saúde, na Policlínica da Cidadania – localizada no segundo andar do estádio Raulino de Oliveira, no bairro Jardim Paraíba. O setor funciona às terças, quartas e quintas-feiras, das 13h às 17h. O local conta com uma assistente social e uma farmacêutica para poder atender a essas pessoas e cadastrá-las.

“Temos trabalhado para modernizar, equipar e melhorar o atendimento em todos os níveis da Saúde de Volta Redonda. A busca por tratamentos que dão resultado positivo para os pacientes do SUS faz parte das ações que estamos implantando. Nossa prioridade é cuidar de todos, oferecendo uma saúde pública eficiente e acolhedora”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos