ITATIAIA
A diretora-presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Itatiaia (Iprevi), Alessandra Marques, está participando, nesta quarta-feira, dia 3, do 1º Congresso Brasileiro de Mulheres de Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), que acontece no Hotel Windsor Plaza, em Brasília.
De acordo com a organização, o evento visa o aprimoramento técnico e troca de experiência para fortalecer e fomentar a participação das mulheres nas diversas áreas de atuação e instâncias de deliberação e decisão do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), que possa contribuir com o fortalecimento da previdência dos servidores públicos.
Alessandra falou sobre a importância do encontro. “Para o Instituto de Previdência de Itatiaia é uma oportunidade de encontrar gestoras de excelência de todo o país compartilhando experiências e proporcionando novo aprendizado. É uma troca muito salutar e importante para a gestão previdenciária de Itatiaia”, comentou a diretora-presidente.
Do Estado do Rio de Janeiro estão participando gestoras do Instituto de Previdência de Itatiaia, Quatis, Angra dos Reis, Mesquita, Saquarema e Silva Jardim.
PROGRAMAÇÃO
A programação, que teve início no período da manhã, com a abertura e apresentações de painéis expositivos, segue nesta tarde.
O terceiro painel tem como tema “Ações para Implementação de Melhorias de Critérios de Governança: IS e Progestão”, com Daniela Cristina da Eira Corrêa Benayon, gestora do RPPS ManausPrev; Maria Neblina Marães, gestora do RPPS Amazonas (AmazonPrev) e Léa Santana Praxedes, gestora do RPPS de Cabedelo/PB e presidente da Associação Paraibana dos RPPS (ASPREVPB). Mediadora: Diana Vaz de Lima, pesquisadora e professora associada da Universidade de Brasília, atuando no Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (CCA/UnB) e no mestrado profissional em Administração Pública (MPA/PPGA/UnB). É contadora (AEUDF), mestre em Administração (PPGA/UnB), doutora em Ciências Contábeis (UnB/UFPB/UFRN), com pós-doutorado concluído em Contabilidade e Controladoria pela FEARP/USP.
O quarto painel tem como tema: “Longevidade- Conquistas e Desafios”, com Janayna de Roma Silva, atuária e Beltrina Corte, professora assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde. Coordena o grupo de pesquisa Longevidade, Envelhecimento e Comunicação. Mediadora: Claudia Fernanda Iten, coordenadora Geral de Normatização e Acompanhamento Legal (DRPSP/SRPC/MPS).