RESENDE
Um ônibus, que faz a linha do Centro da cidade até a localidade da Serrinha do Alambari, na zona rural da cidade, ficou completamente destruído, na noite de quarta-feira, dia 26. O coletivo pegou fogo enquanto trafegava pela estrada com passageiros. Nenhuma pessoa ficou ferida no incidente.
Nas redes sociais, um dos passageiros, enviou um vídeo mostrando o ônibus pegando fogo e relatando o sustou que passou. Ele contou que no ônibus estavam ele e mais uma passageira, além do motorista. De repente, percebeu quando as luzes do veículo começaram a piscar e o veículo a perder a força. Em seguida, o passageiro relatou que sentiu forte cheiro de fumaça e pediu para o motorista acender as luzes do interior do veículo. Quando ligaram as luzes, o veículo estava cheio de fumaça. Os passageiros pediram para que as portas do coletivo fossem abertas e com muita dificuldade, conseguiram sair do ônibus. O veículo foi completamente consumido pelas chamas.
Uma equipe do 23º Grupamento do Corpo de Bombeiros foi acionada por volta das 20 horas para comparecer até a Serrinha do Alambari para conter o fogo.
A equipe de reportagem do jornal A Voz da Cidade entrou em contato com a Viação Transporte São Miguel, concessionária que opera o sistema de transporte coletivo no município, para falar sobre o assunto. No entanto, a gerência não atendeu a ligação e nem respondeu as mensagens deixadas no aplicativo de mensagem até o fechamento desta reportagem.
NOVA EMPRESA DE ÔNIBUS
Até o próximo dia 8 deverá entrar em operação em Resende uma nova empresa de ônibus. A Viação Itapetinga foi a vencedora da licitação do transporte público municipal realizada este ano. O anúncio da empresa vencedora foi feito pelo prefeito de Resende, Diogo Balieiro Diniz, no dia 1º de março. A tarifa a ser paga pelo passageiro será de R$ 4,40.
O certame foi iniciado no dia 2 de fevereiro, na Superintendência de Licitações e Contratos, no Centro Administrativo da prefeitura, após 23 anos de operação da empresa São Miguel. Nos últimos anos, as queixas dos usuários do transporte público são constantes.
No dia 28 de março, Diogo e o secretário de Governo Élio Rodrigues, visitaram, a fábrica encarroçadora em São Mateus, no Espírito Santo, onde estão sendo produzidos os novos ônibus da Viação Itapetinga.
Os novos veículos, que, em breve, começarão a circular em Resende, foram vistoriados pelo prefeito e secretário para garantir a qualidade e condições dos veículos. De acordo com a prefeitura, a área urbana receberá uma frota com veículos 100% 0km e com, no máximo, um ano de uso na área rural. Todos os ônibus passarão por um controle eficaz e rápido, com sistema de monitoramento e vigilância espelhado, acompanhado pela administração municipal pela empresa. Além disso, a empresa receberá punições severas no caso de descumprimento das normas exigidas pela gestão municipal, previstas em contrato, bem como entrega ineficiente, demoras, descumprimento do horário dos ônibus, dentre outros transtornos à população.