VOLTA REDONDA
Seis escolas da rede municipal da cidade do Aço já são monitoradas pela
Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) através das câmeras de segurança que estão sendo instaladas por uma empresa de vigilância contratada pela prefeitura.
As imagens chegam ao Centro Integrado de Operações de
Segurança Pública (Ciosp) e serão monitoradas 24 horas por dia, por profissionais dedicados exclusivamente à vigilância das instituições de ensino. Todas as escolas da rede municipal serão monitoradas.
O secretário de Ordem Pública, tenente-coronel Luiz Henrique
Monteiro Barbosa, ressaltou que desde a última quinta-feira, dia 13, quando
começou o processo de instalação de câmeras, foi montado um planejamento para conseguir para dar velocidade ao monitoramento de
todas as unidades, que inclui expediente nos fins de semana e feriados. “Estamos instalando as câmeras e todo este equipamento de segurança o mais rápido possível em todas as escolas. Nós procuramos atender aquelas
que estivessem em alguma zona que necessitasse um zelo a mais na
segurança. Não surgiu nenhum fato que pudesse configurar qualquer
tentativa do que tem sido divulgado nas redes sociais. As forças de
segurança estão atentas a qualquer problema que ocorra e cheguem em um
curto espaço de tempo para poder sanar, caso não tenhamos êxito na
prevenção”, garantiu Luiz Henrique.
Unidades monitoradas
Já contam com o monitoramento a Escola Municipal Amaral Peixoto, no bairro Retiro; Escola Municipal Professor Wladir de Souza Telles, no bairro Vila Rica; Escola Municipal Paulo VI, no Açude I; Centro Municipal de Educação Infantil Aracy Carvalho Di Biase, Açude I; Escola Municipal Jesus Menino, no bairro Belmonte; e Escola Municipal Paraíba, no bairro Vila Mury.
O secretário disse que a Semop atua com um planejamento integrado com as polícias Militar e Civil e ainda com agentes da operação “Segurança Presente” e da Guarda Municipal, com objetivo de otimizar os recursos disponíveis da segurança pública. “Contamos com todo um monitoramento na cidade; temos leitura de placas de veículos e todo este sistema de segurança está voltado para garantir a segurança, não só das escolas, mas de todos os moradores de Volta Redonda”, frisou Luiz Henrique.