ITATIAIA
O corpo da estudante de 12 anos, vítima de bala perdida, foi enterrado na manhã desta segunda-feira, dia 17, no Cemitério Municipal de Itatiaia, no bairro Vila Odete. A estudante foi morta com um tiro nas costas quando homens de uma facção criminosa tentavam matar um de outra rival, ocorrida no final da tarde de sábado, dia 15, no bairro Nova Conquista. Os suspeitos do crime conseguiram fugir e não acertaram o alvo ‘encomendado’. Moradores do bairro realizaram uma passeata no domingo, dia 16, pedindo paz e segurança na localidade. Até o fechamento desta edição nenhum suspeito havia sido preso.
Policiais do 37º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foram acionados por volta das 16h15min para comparecerem ao Hospital Municipal Dr. Manoel Martins de Barros para verificarem a entrada de uma adolescente, de 12 anos, que teria sido vítima de disparos de arma de fogo. Segundo a polícia, a briga seria de facções criminosas do bairro Nova Conquista, em Itatiaia, e Nova Esperança, de Resende.
Os homens, segundo populares, foram até o final da Rua Três e efetuaram vários disparos de arma de fogo contra o homem, não identificado que não foi atingido pelos disparos. No entanto, um dos tiros acertou a estudante que passava pelo local na hora do tiroteio.
Peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) realizaram perícia no local do tiroteio. O crime foi registrado na 99ª Delegacia de Polícia (DP) que já iniciou as investigações do caso.
De acordo com o Grupo de Investigações Criminais (GIC), imagens de câmeras de segurança estão sendo requisitadas para ajudar nas investigações. “A principal linha de investigação é uma guerra de facções criminosas. Um grupo teria ido até o local e atirou contra um homem, que conseguiu fugir. A estudante estava passando no local na hoje dos tiros e foi atingida”, disse um policial civil.
AULAS ADIADAS EM ESCOLA
As aulas no Colégio Ana Elisa Lisboa Gregori, em Itatiaia, onde a estudante estudava na sétima série, foram adiadas nesta segunda-feira, dia 17.
Em nota enviada a Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, informa que a comunidade escolar está em luto e gostaria de expressar a imensa tristeza com a perda irreparável. “Reforçamos, enquanto poder público municipal, a importância de ações contra a violência, levando mais Educação e cidadania à população, além de reforçar nosso pedido junto às autoridades policiais para que haja um combate efetivo contra o crime”, informa a nota.
PASSEATA
Na tarde de domingo, dia 16, moradores do Nova Conquista, realizaram uma passeata pelas ruas do bairro. Carregando cartazes e bolas brancas nas mãos, os moradores pedindo Paz e segurança para o bairro, os moradores caminharam silenciosamente. Um carro de som seguia a frente com músicas religiosas. Minutos antes de sair a passeata, um grupo de moradores com algumas crianças, pediram Paz. “Queremos Paz. Deixem nossas crianças viverem”, falaram em voz alta os moradores.