ITATIAIA
A cantora e cantora norte-americana, Rodica, apresenta neste final de semana o show intitulado “Pérolas da Música Afro-americana” em Penedo. As apresentações acontecem nesta sexta-feira, dia 7 e no sábado, dia 8, no Jazz Village Bistrô. O Jazz Village Bistrô fica na Rua Toivo Suni, 33, no bairro Penedo. Reservas pelo telefone (24) 3351-1275 ou pelo WhatsApp (24) 99330-0168.
Originalmente de Boston, Estados Unidos e radicada no Brasil, Rodica, que além de ser cantora e compositora também é antropóloga, vai levar o público em uma viagem no tempo em um show inusitado que remete aos fluxos do Rio Mississippi, o berço do blues. “Ela é uma estudiosa da música popular norte-americana e tem se destacado no cenário musical não apenas por sua pesquisa na área cultural, mas também por sua originalidade como uma interprete de voz inconfundível. Desde 2007, Rodica desenvolve uma pesquisa sobre as várias manifestações da música afro-americana, com foco nos spirituals (também chamado de Negro Spiritual) é um género musical cuja aparição se deu nos Estados Unidos da América. Foi inicialmente interpretada por escravos negros. Faziam uso de movimentos rítmicos do corpo e batiam palmas como acompanhamento da música. Além de canções de trabalho, e sua relação com a música afro-brasileira”, explica os organizadores do evento, informando que a cantora tem participado de diversos festivais do gênero, tais como Mississipi Delta Blues Festival (Caxias do Sul/RS, 2018), Mauá Blues (Visconde de Mauá, 2022), Canoa Blues Festival (Canoa Quebrada, Ceará – 2013), e Valadares Jazz & Blues Festival “Do Rio Doce ao Mississippi” (Governador Valadares/MG, 2019).
No repertório deste show, Rodica apresenta uma jornada que revela as várias ramificações do blues, no seu diálogo com outros gêneros musicais como Jazz, Country, Folk e Soul. “Mostra também a riqueza da tradição do blues, que consegue interagir com outras vertentes sem, no entanto, perder suas origens. Neste show, Rodica será acompanhada por Marcus Kenyatta (guitarra), Edu Coimbra (bateria) e Ugo Perrotta (baixo)”, relatam os organizadores.