Compod Barra Mansa alerta para aumento de casos de automutilação entre jovens  

0

BARRA MANSA

O A VOZ DA CIDADE conversou nesta quarta-feira, dia 29, com o responsável pela Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas (Compod), César Thomé, em relação ao aumento de casos de automutilação entre os jovens. O coordenador fez um alerta aos pais e responsáveis para que fiquem atentos aos comportamentos dos filhos.

Cesar Tomé conta que começou a perceber esse aumento durante os atendimentos realizados dentro da coordenadoria e também nas palestras que eram ministradas em instituições educacionais. “Eu comecei a notar e ficar mais atendo a isso depois de realizar vários atendimentos em que pude perceber esse tipo de comportamento. Jovens também vieram me procurar depois das palestras para falar sobre os problemas que estão passando com a automutilação”, contou.

O coordenador relata que tem percebido que a automutilação está se tornando cada vez mais comum, principalmente entre jovens de 15 a 19 anos, e que piorou depois da pandemia de Covid-19. “Notei que alguns desses jovens não estão conseguindo lidar com esse período de pós-pandemia, estão todos muito ansiosos. Não percebo isso só em ambientes escolares, mas até mesmo em outras áreas como dentro das igrejas”, falou.

César Thomé faz um apelo aos pais e relata a importância de prestarem atenção aos sinais. “Nunca foi tão difícil entender a mente desses jovens. Eles são tão ativos nas redes sociais, mas frios no relacionamento com os pais e professores. Quando esses responsáveis me procuram para pedir ajuda, alerto para que eles fiquem atento a esse tipo de prática e aconselhando que se aproximem desses adolescentes e vigiem suas atitudes. As drogas e essas coisas ruins estão chegando para esses jovens cada vez mais cedo. A nossa forma de tentar amenizar esse problema é dialogando, realizando palestras e alertando nas mídias digitais e imprensa”, disse.

O coordenador informa que caso uma família esteja passando por esse tipo de situação e precise de ajuda, a Compod está de braços abertos para oferecer esse apoio. “Sempre tentamos deixar essa pessoa que está passando por isso ficar bem à vontade para que ela se sinta confortável em se abrir. Quando o paciente é maior de idade encaminhamos para o Espaço Reviver, que faz parte do Programa de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas e caso seja menor, para o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi Estação Mental), onde é realizado esses serviços de acompanhamento para crianças e adolescentes que possuem problemas com alcoolismo e drogas. Nesses locais eles conseguem ter acesso a serviços como atendimento psicológico, psiquiátrico, assistente social e terapia de grupo”, finalizou.

Aqueles que quiserem saber mais informações sobre esses serviços, esclarecer dúvidas ou pedir ajuda, a Compod conta com um canal de atendimento via WhatsApp, o Disk-ajuda. O telefone para contato é (24) 99907-6512.

Foto: Gabriel Borges

Deixe um Comentário