PARATY
O Sebrae e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) escolheram os 12 municípios, das cinco regiões brasileiras, que irão fazer parte do Programa Turismo Futuro Brasil, que irá aplicar a estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), que tem como objetivo fortalecer os negócios da área do Turismo nessas cidades. Após seis meses de seleção, Paraty vai ser um dos municípios que receberão a metodologia.
No sudeste, Belo Horizonte, (MG) e Ilhabela (SP), também foram escolhidos, no Centro-Oeste, as cidades escolhidas foram Pirenópolis (GO) e Bonito (MS). Já no Nordeste, Penedo (AL) e as capitais São Luís e Recife.
Já na região Norte foram selecionadas a capital Belém e a cidade de Novo Airão (AM). No Sul do País, a capital Curitiba e Bombinhas (SC) foram às escolhidas.
REUNIÃO
A primeira reunião com o grupo de selecionados ocorrerá em São Paulo no dia 04 de abril, durante a WTM Latin America.
O prefeito Luciano Vidal, destaca que entre as principais iniciativas que os destinos podem aplicar estão a implantação de acessibilidade, acesso à internet em pontos estratégicos, facilitação no acesso de informações turísticas, criação de aplicativos de suporte aos visitantes, entre outras. “O conceito de destinos turísticos inteligentes traz um olhar inovador para a competitividade desses territórios, essencial para que superem os efeitos negativos da pandemia de forma sustentável. A notícia é para ser comemorada por todos os paratienses, temos muitos desafios no setor e esse apoio é incomensurável. Vamos aproveitar ao máximo”, vibra.
De acordo com a coordenadora de Turismo do Sebrae, Ana Clévia Guerreiro, um dos destaques do edital foi incluir critérios que possibilitaram a participação de municípios de pequeno porte. “Um destino turístico inteligente, conceitualmente, é o local que gerencia dados para conhecer o perfil do turista que o visita, é comprometido com a sustentabilidade e gera experiências positivas tanto aos visitantes, quanto aos moradores da região”, ressalta.