RESENDE
Para marcar a Campanha Azul-Marinho, em prol da prevenção do câncer colorretal, a prefeitura promove nesta sexta-feira, dia 24, uma palestra no município, com o objetivo de promover esclarecimentos acerca da doença. A palestra acontece às 14h30min, no Salão Nobre da Santa Casa, localizada no bairro Lavapés.
O bate-papo é aberto ao público e será intermediado pelo médico coloproctologista e diretor do Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori, Hugo Ribas. “O câncer colorretal pode causar tumores no intestino grosso, o cólon, e no reto, mas são tratáveis quando diagnosticados precocemente. Por isso, as ações de palestra e bate-papo são importantes para encurtar a comunicação com a população e esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir sobre a doença e exames para diagnóstico da mesma”, explica Ribas.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer colorretal é o terceiro tipo mais comum no Brasil. Os fatores de risco estão ligados ao sedentarismo, sobrepeso, alimentação com escassez em fibras e rica em carnes processadas e vermelhas, exposição à radiação, tabagismo e alcoolismo. Portanto, a prevenção natural da doença está ligada, principalmente, em evitar esses fatores.
Porém, existem ainda dois outros fatores que aumentam o risco do aparecimento dos tumores: pessoas com mais de 50 anos e casos associados à hereditariedade identificados em histórico familiar.
CIRURGIA DE CÂNCER COLORRRETAL
A Prefeitura de Resende realizou, no sábado, dia 18, a primeira cirurgia de câncer de reto por videolaparoscopia do Sul do Estado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A operação aconteceu na Santa Casa de Misericórdia e contou com uma equipe médica de cirurgiões proctologistas, anestesiologista e equipe de enfermagem.