TECNOLOGIA NA VIA DUTRA
A partir de março, a Via Dutra (BR-116), rodovia administrada pela CCR RioSP, passa a contar com a tecnologia de pesagem em movimento, prevista no novo contrato de concessão. Os equipamentos – pórticos com câmeras – já estão instalados e o novo modelo de pesagem, inovador na Via Dutra, está em fase de testes e ajustes nos km 179 da pista sentido São Paulo, em Guararema (SP), no km 0 da pista sentido Rio de Janeiro, em Queluz (SP), no km 307 da pista sentido São Paulo, em Resende (RJ) e no km 223 da pista sentido São Paulo, em Paracambi (RJ). A previsão de início da operação do novo sistema de pesagem pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) é para março desse ano.
BALANÇA SELETIVA
Com a implantação da tecnologia, a balança seletiva existente nos atuais postos de pesagem será desativada, sendo os veículos selecionados para a pesagem de precisão através do sistema de pesagem em velocidade. O sistema de pesagem em movimento que a CCR RioSP está implantando na Via Dutra traz uma série de benefícios, entre eles, a redução de acidentes e melhor conservação do pavimento, devido à redução de veículos com sobrepeso na rodovia. Além de contribuir para a redução de longas filas para pesagem, influenciando no fluxo de veículos, e o gerenciamento de tráfego.
COMO FUNCIONA
Sensores instalados no pavimento e câmeras OCR fazem a classificação, leitura de placas e dimensionamento (altura comprimento e largura) combinados com a leitura das características dos veículos para sua correta classificação e pesagem. Dessa forma, o veículo que estiver dentro do limite de peso permitido para à via segue viagem.
OBRAS DE PROSPECÇÕES ARQUEOLÓGICAS
Já está em andamento, os trabalhos de prospecção arqueológica na Praça Barão de Campo Belo, Centro Histórico de Vassouras, que tem como objetivo localizar e identificar vestígios arqueológicos em determinado terreno. A ação faz parte da primeira etapa das obras do projeto ‘Vale do Café: conexões e desenvolvimento’, que fará a conversão das redes aéreas de energia elétrica e de telecomunicações em rede subterrânea em Vassouras. Ao eliminar as fiações aéreas, o projeto pretende valorizar o conjunto urbanístico e paisagístico e melhorar a mobilidade do Centro Histórico de Vassouras.
MONITORAMENTO
No projeto também está previsto além do monitoramento arqueológico, pesquisa e estudo de sustentabilidade e ações de impacto para o Vale do Café, organização de seminário sobre educação patrimonial na região e ações de relacionamento com a comunidade. “O município de Vassouras já é referência no processo de revitalização de espaços preservados por meio do desenvolvimento da educação patrimonial, da cultura e do turismo. O projeto vem somar segurança e eficiência energética, além de eliminar a poluição visual causada por postes e cabos, valorizando o patrimônio cultural”, diz Fernando Portella, diretor-executivo do Instituto Cultural Cidade Viva (ICCV).
OFICINA GRATUITA DE DESENHO
Uma iniciativa que contemplou mais de 300 pessoas em 2022 está de volta este ano na Estácio Resende. A universidade está com inscrições abertas para as oficinas gratuitas de desenho voltadas a crianças, adolescentes, adultos e idosos de Resende e cidades vizinhas, e para se inscrever é necessário comparecer à universidade na próxima segunda-feira, dia 13, das 18h às 19h, com documento de identificação, na Sala 106 do campus da Estácio Resende. Será apenas um dia de inscrição, com vagas limitadas que serão preenchidas por ordem de chegada, e quem não for contemplado ficará cadastrado em uma lista de espera.
AS AULAS- continuação
A oficina terá início no mês de março, com aulas realizadas no campus às segundas-feiras das 18 às 19 horas, e contemplará técnicas de desenho artístico, de observação, história em quadrinhos e mangá. As aulas, ministradas pelo professor de Arquitetura e Urbanismo da Estácio Resende, Tiago Gomes, acontecerão no laboratório de Desenho do curso. A universidade está localizada na Rua Zenaide Vilela, s/nº, no bairro Jardim Brasília.
CHÁ DE AUTOESTIMA
A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta quinta-feira, dia 9, o Chá de Autoestima, que foi mais um evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher, celebrado na quarta-feira, 8. O encontro contou com a participação de profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) e foi promovido pela USF do bairro Paraíso de Baixo, oferecendo roda de conversa, dinâmicas, sorteio de brindes e café da manhã para os presentes no local.
IMPORTÂNCIA DA DATA
A vice-prefeita Fátima Lima esteve na unidade e destacou a importância da data. “Estamos em um mês muito importante, visto que ontem celebramos o Dia Internacional da Mulher. Entre os pontos que precisamos destacar neste momento é a nossa valorização e a elevação da autoestima. Nós mulheres temos desafios diários para cumprir, mas mesmo diante de todos eles nós não podemos nos esquecer de cuidar do nosso corpo e da nossa mente. Hoje estamos aqui com mulheres plurais, com cotidianos diferentes, e viemos dividir conhecimento e colocar em pauta questões pertinentes a nossa vida”, destacou Fátima.
PASSEIO MARÍTIMO
O Dia Internacional da Mulher, celebrado no último dia 8, de março, foi ainda mais especial para servidoras municipais aposentadas de Angra dos Reis. O Instituto de Previdência Social de Angra dos Reis (Angraprev) promoveu um passeio de barco com 80 mulheres para celebrar a data. Funcionárias do instituto também participaram. A iniciativa fez parte das ações da Prefeitura de Angra dos Reis pela valorização e reconhecimento dos profissionais aposentados e, mais especificamente, das mulheres. A embarcação saiu do Cais de Turismo, no Carmo (ao lado da Propescar), percorrendo as ilhas Botinas, Praia da Figueira e Praia da Piedade. O passeio contou ainda com uma parada para almoço no Bar do Luís, com direito a um bolo em celebração pela data. As mulheres puderam se divertir e apreciar um pouco das belezas naturais da Baía da Ilha Grande, patrimônio mundial.
OSWALDO MONTENEGRO EM VOLTA REDONDA
Oswaldo Montenegro, um dos grandes nomes da música popular brasileira, apresenta sua turnê “Pra Te Rever” em Volta Redonda/RJ. O espetáculo será dia 5 de maio, a partir das 20h30min, no Cine 9 de Abril. Com mais de 40 anos de estrada e uma carreira consolidada, Montenegro atrai o público para um encontro musical e emocionante.
SETLIST
O repertório inclui sucessos recentes, como “A Alma do Rio”, além de canções que marcaram a trajetória do menestrel, como “Bandolins”, “Lua e Flor” e “A Lista”. Revezando-se nos violões e piano, o cantor e compositor conta com a participação da flautista Madalena Salles, uma parceria de longa data. A classificação etária é 18 anos. Para mais informações os interessados podem ligar para o telefone (24) 2102-2750.