Quatro ocorrências de deslizamentos, ruas alagadas e queda de árvore. Em1h30min de chuva na terça-feira a cidade registrou 43 milímetros de volume de água. Dois deslizamentos obstruíram estradas – uma a Governador Chagas Freitas, que liga Colônia a Rilato, e a outra a que liga o bairro Água Comprida ao distrito de Santa Rita de Cássia.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Bara Mansa, João Vitor da Silva Ramos, Furnas informou a abertura do chamado vertedouro com vazão de 439m^3/s. “Esse volume aliado com a chuva gerou ocorrências de transbordo do Rio Paraíba do Sul nos bairros Vila Nova, Vista Alegre, Vila Maria, Centro, Ano Bom e distrito de Floriano. Furnas seguiu aumentando a vazão até as 22 horas o que manteve o cenário de transbordo do rio até agora de manhã”, disse, completando que água entrou em residências principalmente na Rua Argemiro de Paula Coutinho (Centro), Ano Bom e Vista Alegre.
Foto: Divulgação
De acordo com ele, a situação do Rio Paraíba do Sul fez o represamento dos demais rios e o Bananal também transbordou.
Queda de árvore foi registrada no bairro Boa Sorte, em frente ao DER, que fechou a via. Ontem mesmo a Defesa Civil conseguiu liberar o trecho.
Hoje pela manhã foram registradas quedas de barreira nas estradas rurais de Floriano x Rialto e na Fazenda do Salto. “Nossas equipes seguiram atendendo todas essas áreas e agora de manhã iremos prestar apoio à população afetada”, apontou.
O Rio Bananal também registrou alguns pontos de alagamento, porém, em escalas menores. O transbordo ocasionou no disparo das sirenes dos bairros Nova Esperança e Boa Sorte, para alertar a população. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Barra Mansa, João Vitor da Silva Ramos, a previsão é que os níveis diminuam nesta quarta e que os rios voltem para os seus limites de segurança. “Nossas equipes fizeram a avaliação dos rios e a previsão é que os mesmos voltem para os níveis normais durante esta quarta-feira. Seguimos em estado de alerta e trabalhando em todos os pontos da cidade que foram atingidos pelas chuvas”, pontuou o coordenador, acrescentando também que as equipes estarão presentes nos imóveis atingidos por deslizamentos de terra.
“Iremos realizar uma avaliação por diversas casas que foram atingidas nesta madrugada, analisando os danos e condições do imóvel. É de suma importância que os munícipes também avaliem os riscos e, se necessário, deixem o local. Caso haja necessidade de interdição, os moradores serão encaminhados para a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) até a regularização”, encerrou João Vitor.
Previsão
A previsão para esta quarta-feira é de chuvas moderadas e fortes no decorrer do dia. Segundo a Defesa Civil, os riscos de transbordamento são baixos, porém, a população ribeirinha deve ficar atenta. Em situação de risco, o morador deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 199, (24)3028-9370 ou pelo WhatsApp (24) 98121-3427.