PARAÍBA DO SUL
Começa na sexta-feira, dia 17, o Carnaval 2023 de Paraíba do Sul. A edição deste ano aposta no resgate da tradição dos blocos carnavalescos e na pauta da sustentabilidade, com decorações vindas do descarte têxtil do Carnaval do Rio de Janeiro 2022. As atrações musicais iniciam oficialmente no sábado, dia 18, no palco da Praça Marquês de São João Marcos (Jardim Velho).
Para resgatar a identidade municipal e a herança cultural da tradição carnavalesca, a Prefeitura de Paraíba do Sul, através da Fundação Cultural, apoia o retorno dos blocos de rua. Com mais de 60 anos de história, os blocos, respaldados na cultura familiar, irão para as ruas sul-paraibanas após uma longa pausa. A programação começa na sexta-feira, com o popular “Bloco do Terror” que desfila com foliões com fantasias assustadoramente animadas. Ao todo, 20 blocos, entre estreantes e tradicionais, desfilarão até terça-feira.
A tradição familiar também reflete na programação exclusiva para as crianças. A área kids do Carnaval no Jardim Velho terá matinês para os mais novos e oficinas de fantasias, “bailinho”, pintura facial e muita diversão.
O primeiro Carnaval Sustentável da região sul-fluminense, e o segundo do Brasil, alinhará cultura e sustentabilidade na maior festa popular nacional. A decoração carnavalesca vem do descarte de resíduos sólidos das Escolas de Samba dos grupos Série Ouro e Especial 2022. Os 78 kg de material têxtil neutralizarão mais de três toneladas e meia de CO2eq (equivalência em dióxido de carbono neutralizado), o que corresponde ao consumo diário de 116 pessoas, ou da emissão de 11.000 quilômetros rodados de um carro 1.0, ou de 2.075 litros de gasolina.
Programação
A programação oficial, no palco do Jardim Velho, começa no sábado, dia 17. Com mais de dez anos de carreira, a estreia da folia fica com o cantor Juninho. Seu repertório eclético mescla o melhor do pagode com os eternos sambas de raiz, o cantor Juninho tem a influência de grandes nomes da música brasileira como Thiaguinho, Mumuzinho e Zeca Pagodinho. O sucesso regional, Acústico A3, encerra a primeira noite de folia com um repertório único.
No domingo de carnaval, 18, o dia mais aguardado pelos foliões, o maior bloco do Rio de Janeiro, Cordão da Bola Preta, traz toda a singularidade e tradicionalismo ao palco sul-paraibano. O bloco, que atua há 104 anos nas ruas do Rio de Janeiro, arrasta milhões de foliões em seus desfiles.
O encerramento do penúltimo dia, 19, fica por conta do grupo de pagode Imaginasamba. Com duas décadas de carreira, eles acumulam quase 500 milhões de visualizações no canal do YouTube e mais de 1,5 milhão de ouvintes nas plataformas digitais de músicas.
No último dia de Carnaval, 21, Chacal do Sax encerra as apresentações musicais. O artista já esteve em Paraíba do Sul em novembro de 2022 durante o Festival Afro com toda a sua energia e simpatia no palco do Centro Cultural.
Em todos os dias, abertura do grupo Recorda Samba, reunindo o melhor do pagode e samba.