BARRA MANSA
LARA SALLES
A primeira Escola Vocacionada à Música do Brasil completa um ano de existência nesta quarta-feira, dia 15. A instituição de ensino integral que fornece aprendizado de conteúdos pedagógicos, integrados as aulas específicas de música, está localizada no Ciep 485 – João Baptista Barros, no bairro Bom Pastor.
A iniciativa, desenvolvida através de uma parceria entre a Prefeitura de Barra Mansa, o Governo do Estado e o projeto ‘Música nas Escolas’, recebe atualmente alunos do 6º, 7º e 9º ano do Ensino Fundamental e adolescentes da 1º e 2º anos do Ensino Médio. Ao todo, 120 alunos estão matriculados e cursando o ano letivo de 2023.
O secretário de Educação, Marcus Barros, falou ao A VOZ DA CIDADE sobre a importância da atuação da escola no município. “O projeto surgiu porque sentimos a necessidade que esses alunos envolvidos com a música que deixam o Ensino Fundamental e vão para o Ensino Médio fossem acolhidos. Então pensamos em ir além, montando uma escola de ensino integral especificamente vocacionada à música. Isso não quer dizer que o aluno vá ser musicista ou instrumentista, mas que ele possa ter uma transversalidade no mundo da música”, falou.
Para comemorar a data, será realizado na escola nesta quarta-feira, às 15 horas, um evento em homenagem as personalidades da música daqui da região. “Também iremos inaugurar algumas salas de ensaios individuais e fazer uma nova entrega de instrumentos. Muito desse projeto da escola vocacionada vem do trabalho exercido pelo maestro Vantoil, que realiza há 20 anos o Música nas Escolas”, disse.
A diretora da unidade, Saionara Maciel, comenta que a instituição está em pleno crescimento. No próximo ano o objetivo é que a escola contemple alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio. “No ano passado começamos apenas com o 6º, 9º ano e 1º ano do Ensino Médio, esse ano temos também o 7º e a 2º ano do Ensino Médio. Já no ano que vem o nosso objetivo é ter todas as séries desde o Ensino Fundamental até o Médio”, disse.
Saionara explica que, diferente do projeto ‘Música nas Escolas’ que oferece aulas de iniciação musical aos alunos da rede municipal que estão cursando o pré-escolar até o 5º ano do Ensino Fundamental, a escola vocacionada usa a música como base para o ensino pedagógico.
A unidade oferta diferentes possibilidades aos estudantes, os chamados ‘Itinerários Formativos’, que visam o aprofundamento de conhecimentos e defendem a continuidade e complementaridade na formação dos estudantes.
MÚSICA NA TEORIA
Além das matérias previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) os alunos aprendem disciplinas específicas relacionadas à música como, empreendedorismo musical, teoria e história da música. “A música no contexto escolar não só estimula o contato com diferentes linguagens como contribui para a sociabilidade, além de democratizar o acesso à arte. Aqui a música e as matérias pedagógicas se complementam, por exemplo, nós temos o coordenador pedagógico e o musical, o orientador pedagógico e o orientador musical. Até os professores que ensinam outras matérias como, português, matemática e geografia, têm algum envolvimento com música”, falou a diretora.
O coordenador musical, Giliade Lima, conta que antes de assumir essa responsabilidade na instituição já atuava como professor no projeto Música nas Escolas. “Fui convidado pelo secretário de educação para fazer justamente essa adaptação de trazer para escola a linguagem musical. Mesmo às instituições que têm aula de música, não têm essa junção que é realizada na escola vocacionada. Aqui nós conseguimos ter essa parceria com o setor pedagógico regular, que também conversa com os responsáveis pelo Música nas Escolas para ajudar o aluno a ter essa convivência musical”, disse.
A orientadora musical, Renata Machada, explica que os professores junto com a orientação pedagógica buscam constantemente realizar iniciativas para incentivar o ensino dos alunos. “Ano passado realizamos um show de talentos onde tudo o que os alunos aprendiam durante a semana eles tinham a oportunidade de apresentar para outros estudantes. Isso criou entre eles uma parceria muito legal. Essa iniciativa foi crescendo e acabou se tornando um evento cotidiano da escola”, explicou.
SONHO DE UMA CARREIRA
Julia Eduarda da Silva, de 17 anos, toca trompete e está cursando o 1º ano do Ensino Médio. Ela conta que depois que entrou para escola voltada para música teve a oportunidade de aprender além da prática, a teoria. “Antes eu não tinha certeza se queria seguir carreira na música, mas vindo para a escola vocacionada minha mente está muito mais aberta a isso”, falou.
Anna Julia Marques e Ana Clara Valente estão no 7º ano do Fundamental II. Elas tocam viola clássica. Ana Clara conta que já fazia parte do projeto Música nas Escolas quando a escola foi inaugurada. “Quando uma criança vem para escola ela pode escolher qual instrumento se identifica melhor e conhecer de tudo um pouco. No momento em que fiquei sabendo que teria uma escola voltada para música decidi junto com a minha mãe a me matricular. Me sinto muito acolhida em estudar aqui”, disse.
O ensino regular na escola acontece das 7h30min às 11h55min, enquanto o específico de música é de 13 horas às 15h30min ou 16h40min. Já que o ensino é integral, os alunos têm um intervalo para almoço e descanso entre 12 e 13 horas. A escola está localizada na Rua Siqueira Campos, no bairro Bom Pastor. Aqueles que se interessaram e quiserem saber mais informações sobre a unidade, devem entrar em contato através do telefone: (24) 3326-1962.