ITATIAIA
O prefeito Irineu Nogueira acompanhado do secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Izael Bernardes, vitoriou, na quinta-feira, dia 9, uma área no bairro Nova Conquista, próxima ao Centro Municipal de Educação Infantil Maria Helena Honorato. No local deverão ser construídas 100 casas populares.
Segundo Izael Bernardes, toda a documentação referente ao projeto de construção de unidades habitacionais está em fase final de análise e as obras seriam uma parceria entre a Prefeitura de Itatiaia e o Governo do Estado. “O município cede a área e a Secretaria de Infraestrutura e Obras do Rio de Janeiro, dentro do programa ‘Casa da Gente’, se responsabiliza pelas obras de construção das casas populares”, explica o secretário.
As conversações em torno do convênio para a edificação destas moradias foram iniciadas em 2020, sendo intensificadas na atual gestão. O secretário disse que avançar na parceria com o Estado representa uma conquista para o município. “A construção destas casas é importante para a redução do nosso déficit habitacional”, comenta.
Irineu Nogueira destacou que o programa “Casa da Gente”, além da construção de unidades habitacionais, inclui também assistência técnica para as famílias beneficiadas, melhorias em moradias em comunidades populares e a reforma de conjuntos com mais de dez anos de existência. O chefe do Executivo ressalta que a iniciativa traz uma nova perspectiva para a habitação de interesse social. “São casas direcionadas para famílias com renda de até R$ 2 mil e que se enquadram em critérios estabelecidos em diretrizes sociais. Elas têm dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Este Programa contribui para a realização de um dos grandes sonhos de uma pessoa, que é o de ter sua casa própria”, explica Irineu.