VALENÇA
O município de Valença segue ampliando políticas públicas de assistência para a população menos favorecida. Nos últimos dois anos, a cidade deu um salto nas ações voltadas para a população carente e de extrema pobreza, como a expansão do Abrigo para moradores em situação de rua. Se antes Valença contava com um abrigo provisório e de pouca estrutura, desde julho de 2022 o município é um dos poucos no Sul do Estado a contar com o serviço estruturado, o qual completou no fim de janeiro mais de 1.200 pernoites.
Localizado no bairro Barroso, o local, com capacidade para receber até nove pessoas, conta com o apoio de duas assistentes sociais, uma psicóloga e três orientadores sociais, que também atuam como controladores de acesso.
Segundo o secretário de Assistência Social de Valença, Rafael Tavares, cerca de 80% da população em situação de rua da cidade é atendida no abrigo, que funciona todos os dias, das 19h às 07h, e oferece refeições, banho e roupa de cama limpa e orientação psicológica.
“Valença possuía uma dívida histórica com a população de rua do ponto de vista do poder público. Apenas a sociedade civil realizava ações de apoio. E nos últimos dois anos, esse cenário vem mudando. Assumimos essa responsabilidade de dar dignidade a essas pessoas, oferecendo abrigo, apoio profissional, cuidando também da saúde mental, já que muitos estão nas ruas devido ao problema com o álcool. Hoje temos orgulho de dizer que quando chove ou está muito frio, só fica na rua aquele que não deseja acolhimento”, explicou Rafael Tavares.
O secretário explica que uma das principais ações realizadas para identificar de fato quem é morador de rua é através do serviço de abordagem noturna, realizada pela equipe de Assistência Social de Valença. Através desta ação, e com a utilização do Abrigo noturno é possível conhecer sua história e identificar outras formas de auxílio, como os programas sociais do governo federal.
“É importante ter esse raio x de cada um para saber como podemos ajudar, emitir novos documentos e cadastrar em programas como o Auxílio Brasil. Esse acolhimento e o bem-estar proporcionado para as pessoas é algo muito gratificante pra gente. Estamos fazendo história em Valença, cuidando de pessoas que até pouco tempo eram invisíveis até mesmo para receber o benefício a que tem direito. Vamos seguir avançando”, finalizou o secretário, Rafael Tavares.