BARRA MANSA
Poucos dias após aumentar o preço da gasolina, a Petrobras faz um novo anúncio: desta vez a estatal diminuiu o preço do gás natural veicular (GNV) às distribuidoras. A redução será de, em média, 11,1% em R$/m³ e é válida para o gás transportado e distribuído por dutos.
O gás natural é matéria-prima do GNV, do gás de cozinha encanado e é fonte de energia para diversos setores da indústria.
A redução não se refere, entretanto, ao preço do botijão de gás, que tem como valor de referência o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP).
A empresa explica que os contratos com as distribuidoras são atualizados trimestralmente com base na variação dos preços do petróleo e do dólar.
Nesse sentido, no trimestre entre novembro e janeiro, o petróleo recuou 11,9%, enquanto o dólar teve uma leve desvalorização de 0,2%, o que explica a queda no valor do gás natural.
“A Petrobras ressalta que o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda da companhia, mas também pelo portfólio de suprimento de cada distribuidora, assim como por suas margens (e, no caso do GNV, dos postos de revenda) e pelos tributos federais e estaduais”, destaca a estatal, em nota.
De acordo com o motorista de aplicativo, Wellington Gouvea, a medida vem em boa hora. “Começo do ano, com tantos impostos para pagar, é sempre bom uma queda nos combustíveis. Ajuda bastante a ter lucro nas corridas”, destaca.